Única aluna nota mil na redação do Enem 2024 em Pernambuco é de Belo Jardim
- Michael Andrade
- 15 de jan.
- 2 min de leitura

A nota mil pernambucana é Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos. Ela recebeu um telefonema do Inep e achou que era trote ao saber que era a única aluna pernambucana na lista das notas mais altas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024).
O resultado das provas foi divulgado na última segunda-feira (13)
A estudante comemorou o resultado com a família e com a professora de português, a arcoverdense Fernanda Pessoa, que lhe auxiliou ao longo dos últimos três anos. Camila terminou o ensino médio em 2022 em uma escola particular do Agreste de Pernambuco e desde então participa das edições do Enem.
A estudante disse que após a conclusão do ensino médio, a responsabilidade aumentou e o fato de estudar on-line, dificultou o processo. Ela seguia um cronograma diário, sem quantidade de horas específicas, durante todos os dias da semana.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes chegaram à nota máxima. Esses dados apontam que ano passado teve o menor número de alunos com nota máxima na redação nos últimos dez anos.
Segundo o MEC, as 12 notas máximas são dos estados de: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. O MEC ainda informou que, na rede pública, apenas uma redação teve nota máxima. Os demais são da rede particular.
Neste ano, o tema da redação na aplicação regular foi 'desafios para a valorização da herança africana no Brasil'. A proficiência média da redação, que considera média das notas de todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.
Comments