Por Zalxijoane, Rádio Itapuama FM
Arcoverde/PE 19/09/2024 11:04
A menos de 20 dias para as eleições 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que não há prova de vida sendo realizada com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Uma imagem que vem sendo propagada por meio de aplicativos de mensagens afirmando que o voto do idoso em 2024 valeria cmo prova de vida para o INSS não passa de mais uma notícia falsa.
Em nota, o INSS informou que ainda não há prova de vida sendo realizada com base nos dados do TSE e que também ainda não houve nenhuma estruturação tecnológica adequada para o cruzamento de dados.
No artigo 2º da portaria nº 1.408 da Presidência do INSS de 2022, o texto informa que “atos, meios, informações ou base de dados” serão considerados válidos como prova de vida realizada. Entre eles, garante o documento, está a “votação nas eleições”, porém, o levantamento não será feito na eleição deste ano porque uma solução tecnológica eficiente ainda não foi estruturada.
A previsão do INSS é de que a tecnologia esteja pronta até o primeiro semestre de 2025. Além disso, o órgão aponta que, para que ela possa ser utilizada, é preciso que outros órgãos governamentais também tenham essa base de dados. Enquanto a tecnologia não estiver pronta, outras formas serão adotadas na verificação da prova de vida do INSS.
Comments