Itapuama Debate e a Visibilidade Trans na edição dessa semana
- Michael Andrade
- 13 de fev.
- 2 min de leitura
Informações/ Rádio Itapuama FM

Na noite de ontem, foi ao ar pela Rádio Itapuama mais uma edição do Itapuama Debate, trazendo um tema sensível e essencial: A Visibilidade trans no Brasil. Para enriquecer essa discussão, os jornalistas Zalxijoane e Raul Silva receberam as multiartistas Gabi Beneditta e Irla Carrie.
Durante o programa, Irla trouxe um discurso potente sobre os desafios de ser travesti no Brasil, destacando que a sobrevivência requer coragem e estratégia. Ela lembrou que, apesar de seus privilégios, ainda enfrenta o olhar de estigma e preconceito, enquanto muitas outras não conseguem sequer concluir o ensino médio por serem excluídas dos espaços que deveriam acolhê-las.
A conversa também abordou o preocupante dado de que, pelo sexto ano consecutivo, o Brasil lidera o ranking de países que mais matam pessoas trans – ao mesmo tempo em que é um dos que mais consomem os seus conteúdos adultos. Irla reforçou a importância do reconhecimento dos próprios preconceitos como primeiro passo para uma sociedade mais justa.
Outro ponto de destaque foi o acesso à saúde. O professor Raul levantou questões sobre a segurança e o futuro das pessoas trans em sua vivência acadêmica, enquanto Zalxi cobrou dos governantes o cumprimento das promessas de políticas públicas voltadas para essa população.
O programa teve um desfecho marcante: Gabi Beneditta leu uma carta aberta ao prefeito e secretários de Arcoverde, cobrando ações efetivas contra a transfobia e a criação de políticas públicas para garantir direitos básicos como educação, saúde e cultura. Já Irla Carrie encerrou com um poema autoral sobre justiça, refletindo sobre um sistema que ainda não atende a todos de forma igualitária.
A entrevista completa está disponível no nosso canal no YouTube!
🔗 7Acesse pelo link na bio ou nos storys.
O debate precisa continuar! E você, como pode contribuir para um futuro mais inclusivo? Comente e compartilhe essa discussão!
Comments