top of page

Ministério da Saúde muda Calendário de Vacinação para combater gripe; Pernambuco ainda não tem doses atualizadas

Foto do escritor: Michael AndradeMichael Andrade

Informações/ Redação Itapuama FM

O Ministério da Saúde anunciou, no final de fevereiro de 2025, a inclusão da vacina contra a gripe no Calendário Nacional de Vacinação, tornando-a parte integrante da rotina de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.


A vacinação estará disponível em todas as salas de vacina a partir da segunda quinzena de março, ao longo de todo o ano, e não apenas durante campanhas sazonais. Em Pernambuco, a expectativa é de que a vacinação contra a influenza seja iniciada em breve, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.


No entanto, até o momento, o estado ainda não recebeu as doses atualizadas da vacina. A Secretaria Estadual de Saúde informa que está aguardando a distribuição das vacinas pelo Ministério da Saúde para dar início à imunização nos municípios. Além da ampliação da vacinação contra a gripe, o Ministério da Saúde implementou outras mudanças no calendário vacinal de 2025.


O esquema de vacinação contra poliomielite passa a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Também houve a ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus: a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias; enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, pode ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.


A imunização contra a covid-19 também foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A população é orientada a acompanhar as atualizações nos calendários de vacinação e a procurar as unidades de saúde assim que as vacinas estiverem disponíveis. A adesão às campanhas de vacinação é fundamental para o controle e prevenção de doenças, garantindo a saúde coletiva e individual.



 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page