top of page
Foto do escritorZalxijoane Ferreira

Perfis de publicidade política de Arcoverde tentam colocar em cheque isonomia da Rádio Itapuama FM na cobertura das Eleições 2024

Atualizado: 26 de set.

No final da manhã de ontem, enquanto o advogado do Partido Progressistas (PP) em Arcoverde, Rivaldo Leal, participava de uma entrevista – numa pauta de cunho exclusivamente jornalístico - na Itapuama FM, para esclarecer sobre a situação dos candidatos a vereador do PP que não renunciaram às candidaturas, os perfis de publicidade política - Jornal Portal do Sertão e Folha das Cidades – divulgavam um post com notícia falsa, citando esta emissora.


Na manchete do texto, com erros ortográficos e gramaticais e que não tem assinatura de nenhum profissional de comunicação, os perfis de publicidade política diziam: ”Presidente do PP usa rádio para tentar justificar renúncia de candidaturas em Arcoverde e chama mulheres de "bruacas"”.


O post com uma foto do presidente do PP de Arcoverde, Paulinho Galindo, que também é candidato a vereador e, naquele momento acompanhava o advogado do partido na Itapuama FM, também continha um áudio, onde o candidato falava com alguém sobre as renúncias das candidatas do PP em Arcoverde.


Os perfis de publicidade política, que se dizem veículos de comunicação, queriam que as pessoas entendessem que o áudio citado estava sendo veiculado naquele momento nesta emissora, o que é mentira.


O texto dos ditos portais continua dizendo, que o presidente do PP estava “obtendo privilégio de ter microfone aberto em emissora de rádio em detrimento de outros candidatos e outros partidos”. Mais uma informação falsa repassada aos leitores deles.


A outra inverdade foi dizer que o presidente do PP veio à Itapuama "em detrimento de outros candidatos e partidos". A pauta, de cunho exclusivamente jornalístico, como já citado aqui, tratava de um assunto de interesse público e social. O esclarecimento foi feito e não houve nenhum pedido de voto - ou outro tipo de propaganda pessoal - por parte do candidato presente.


Durante a entrevista nenhum outro partido, coligação ou federação foram citados, desmentindo outra parte do texto que dizia:


A abertura dos microfones deve abrir uma busca de espaço igual pelos demais partidos que disputam o pleito em Arcoverde. Alguns já estão preparando a solicitação de espaço igual para questionarem os últimos acontecimentos envolvendo o PP”.


Na verdade, não dita pelos portais, não caberia nenhuma solicitação desse tipo, já que, nenhum partido, coligação ou federação foram citados, como já dissemos. Apenas houve uma entrevista cujo tema é de amplo interesse público.


Por fim, o texto dos portais de publicidade política diz: “A disputa deve sair dos tribunais para ganhar os microfones da emissora de rádio” num total desconhecimento do código da lei eleitoral que trata da propaganda política – além da falta de ética profissional - já que os microfones desta emissora estão abertos sim, desde a pré-campanha para qualquer candidata ou candidato, desde que seja para tratar de pautas voltadas, única e exclusivamente, aos interesses da população de Arcoverde.


A Rádio Itapuama FM publicou no fim da tarde de ontem uma Nota de Esclarecimento sobre este assunto. A mesma foi enviada, com pedido de direito de resposta para os responsáveis pelos portais citados. Apenas um deles divulgou a nota via pedido informal. Sobre o segundo perfil, que não respondeu os contatos da nossa equipe, a assessoria jurídica desta emissora encaminhou o caso para a Justiça Eleitoral.

13 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page