Projeto orienta idosos sobre meio digital e prevenção de golpes
- Michael Andrade
- 5 de mar.
- 1 min de leitura
Informações/ Portal TVT NEWS

O ambiente digital tem se tornado cada vez mais inseguro devido ao aumento de golpes aplicados por criminosos virtuais, sendo a população idosa o principal alvo. Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) mostram que, no ano passado, cerca de 320 pessoas com 60 anos ou mais denunciaram violações patrimoniais na internet, um número que pode ser ainda maior devido à falta de denúncias formais.
Para proteger essa população, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou o Projeto Viva Mais Cidadania Digital. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e a Universidade de Brasília (UnB), visa prevenir golpes, promover educação digital e midiática, e combater violências financeiras, discursos de ódio e a disseminação de notícias falsas.
O projeto oferece cursos presenciais que capacitam os idosos a identificar e evitar golpes, ensinando práticas seguras no uso da internet. O curso, que atualmente está disponível apenas na Universidade de Brasília, busca expandir para outras universidades do país, visando alcançar o maior número possível de idosos.
A professora Mariana Sodário Cruz, da UnB em Ceilândia, enfatiza a importância da educação digital para empoderar os idosos e reduzir sua vulnerabilidade. O curso consiste em oito encontros presenciais, complementados por atividades práticas, com o objetivo de garantir que os participantes assimilem o conteúdo de forma eficaz. A expectativa é que os idosos se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido, contribuindo para um ambiente virtual mais seguro para todos.
Yorumlar