2040 resultados encontrados com uma busca vazia
- Mãe denuncia que transporte escolar não cumpre período de espera; Prefeitura diz que pais são avisados pelos monitores sobre horários com antecedência
A mãe de um aluno da rede municipal de ensino de Arcoverde e portador de deficiência entrou em contato com a nossa reportagem para reclamar que os motoristas do ônibus não estão cumprindo a tolerância do período de espera. Por meio do WhatsApp Itapuama, e pedindo para não ser identificada, ela mandou: "Gostaria de fazer uma denúncia contra o transporte escola que leva as crianças especiais para a creche da Vila do Presídio. Eles não estão esperando as crianças chegar no ponto e muito menos fazendo a tolerância de 5 minutos de espera". A nossa reportagem entrou em contato com o setor de comunicação da Prefeitura de Arcoverde que enviou resposta informando que pais e responsáveis são avisados diariamente sobre o horário de passagem do transporte nos pontos de embarque e que não há "período de espera" por conta dos horários, a fim de não prejudicar os demais alunos e o início das aulas. Segundo a nota, quando houver alguma intercorrência, os monitores dos transportes têm contato com os pais através de grupos de WhatsApp, onde avisam sobre possíveis mudanças. Confira a nota completa: "Sobre a questão do transporte escolar, informamos que os transportes escolares iniciam suas rotas às 6h30, de segunda à sexta-feira. Os pais/responsáveis são avisados sobre o horário de passagem nos pontos de embarque; não havendo espera por conta dos horários, a fim de não prejudicar os demais alunos e o início das aulas. Portanto, os pais já devem estar nos pontos com os seus filhos à espera do transporte. Em casos de possíveis intercorrências (quando houver), como atraso ou mudança de ônibus (por questões mecânicas), os monitores dos transportes têm contato com os pais através de grupos de WhatsApp, onde avisam sobre possíveis mudanças. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, segue garantindo aos estudantes de Arcoverde um transporte seguro e assegurando, assim, o direito à educação. São 11 ônibus novos já adquiridos nesta gestão para que possamos entregar um serviço cada vez melhor", destacou a nota. Você também pode entrar em contato com a nossa reportagem. Mande a sua mensagem no (87) 9 9952-5260 ou pelo direct do Instagram @itapuamafm. Da redação/Itapuama FM.
- Primeiro fim de semana do São João de Arcoverde atrai grande público com forró e piseiro
O primeiro fim de semana do Melhor São João do Nordeste foi encerrado em grande estilo na noite deste domingo (14), em Arcoverde. De acordo com nota enviada peça Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Arcoverde (PMA), o prefeito Zeca Cavalcanti e a primeira-dama e secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, acompanharam a programação que reuniu milhares de pessoas no Pátio Multicultural, consolidando o sucesso dos primeiros dias da festa. A noite foi marcada por muito forró, piseiro e animação com apresentações de PV Calado, Junior e Jorge e Lipe Lucena, artistas que fizeram o público cantar e dançar até o encerramento da programação. Ao avaliar o primeiro fim de semana do evento, Zeca destacou o grande público e os impactos positivos gerados pela festa para o município. “Começamos o São João em alto estilo, com grande público neste final de semana que abre as portas para o Melhor São João do Nordeste. Muita participação, alegria, música e segurança que comprovam a força da nossa terra e da nossa gente. É um evento que fomenta a economia, gera renda, emprego e oportunidades. Ainda tem muito pela frente”, afirmou o prefeito. A programação teve início com o cantor PV Calado. Na sequência, a dupla Junior e Jorge manteve o ritmo da festa com hits conhecidos do público, reforçando a mistura entre forró tradicional e piseiro. Fechando a noite, Lipe Lucena colocou o público para cantar e dançar ao som de sucessos que exaltam a cultura da vaquejada e o universo nordestino. Quadrilhas - Após duas noites de shows no palco principal, a programação do São João de Arcoverde abre espaço nesta segunda-feira (15/06) para uma das manifestações culturais mais tradicionais do período junino. A partir das 17h, o Ginásio do SESC recebe o 8º Festival de Quadrilhas Juninas de Arcoverde, reunindo grupos de diversas cidades do Sertão e de outras regiões de Pernambuco. O evento é um dos momentos mais aguardados da programação e promete valorizar a tradição, a criatividade e o talento dos quadrilheiros. Da redação/Itapuama FM. Informações: Secom/PMA. Foto: PC Cavalcanti.
- Arcoverde: Integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) levam reivindicações à Prefeitura e cobram investimentos em habitação
A reportagem da Itapuama FM conversou no início da tarde desta sexta-feira (12/06) - assista reportagem no vídeo abaixo - com integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), em Pernambuco, sobre as reivindicações feitas na reunião com o vice-prefeito de Arcoverde, Siqueirinha. Carla Eduarda, integrante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, pediu agilidade do poder público municipal e estadual para conseguir uma área que já tinha sido viabilizada para o movimento, mas que faltava empenho dos poderes. Outro integrante do MNLM, Paulo André, disse que a Prefeitura se comprometeu em agilizar o terreno para as famílias em Arcoverde e não perder os projetos do Governo Federal. Representante do Movimento em Arcoverde, Cleide da Moradia, disse que o movimento sai nesta sexta fortalecido e seguindo rumo à vitória para quem precisa de moradia. Plábio, que também integra o movimento em Arcoverde, explicou que Arcoverde ficou perto de perder um investimento de mais de R$ 68 milhões para serem investidos em habitação. "Saímos com mais força, já que o poder público se comprometeu em seguir firme com a gente na luta para que esse habitacional saia do papel. A nossa luta é por moradia digna para todos", enfatizou Plábio. O vice-prefeito, Siqueirinha, por sua vez, reconheceu a legitimidade das manifestações e garantiu que a gestão municipal está acompanhando de perto os pedidos dos integrantes do @mnlmpe. "Nós estamos cobrando, junto ao Governo do Estado, e o Governo do Estado está trabalhando em cima do nosso pedido. Ligamos para o prefeito Zeca que fez a intermediação conversando com Adriano Freitas, Secretário Executivo de Habitação, que já deu a boa notícia sobre a doação de um terreno em Arcoverde", comemorou. LEIA MAIS: Grupo ocupa prédio da Prefeitura de Arcoverde para cobrar moradia; forças de segurança estiveram no local Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura Municipal de Arcoverde (PMA) informou que o prefeito Zeca Cavalcanti intermediou o diálogo com o MNLM, garantindo, via Governo do Estado, a doação de um terreno em Arcoverde. De acordo com a Secom, a situação da área pertencente ao Governo de Pernambuco, localizada no terreno do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e ocupada pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), avançou nesta sexta-feira (12) após articulação do prefeito de Arcoverde, junto ao Governo Raquel Lyra, depois de encontro de representantes do movimento com o vice-prefeito Siqueirinha. "A pauta já vinha sendo tratada pelo prefeito Zeca Cavalcanti junto ao Governo do Estado desde o início de 2025, diante da preocupação com a questão social envolvendo as famílias que ocupam o local", acrescenta a nota. Representantes do movimento (Paulo André, Carla Eduarda, Pablo e Cleide da Moradia) estiveram na Prefeitura de Arcoverde e foram recebidos pelo vice-prefeito Siqueirinha, em nome do prefeito que estava em outra agenda. "Durante o encontro, foi reforçada a preocupação social do prefeito Zeca Cavalcanti com a situação das famílias. Na sequência, o prefeito voltou a manter contato com a SEDUH para intermediar as tratativas entre o movimento e o Governo do Estado". Como resultado das negociações, o Governo de Pernambuco formalizou seu compromisso por meio do Ofício Nº 019/2026 / SEHAB / SEDUH - CEHAB, emitido nesta sexta-feira (12) em Recife. O documento, direcionado ao MNLM e também à Organização e Luta dos Movimentos Populares – OLMP, reafirma a prioridade do Estado na destinação da área para a implantação de um empreendimento habitacional de interesse social. Assinado por Paulo Lira, Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), e por Adriano Freitas, Secretário Executivo de Habitação, o ofício garante a conclusão, no prazo de até 60 dias, dos procedimentos administrativos para a realização de um chamamento público. O objetivo desse edital será a seleção da entidade organizadora que ficará responsável pela apresentação e condução da proposta habitacional. A medida permitirá que o projeto dispute recursos federais seguindo estritamente as normas do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, abrindo caminho para uma solução definitiva para as famílias envolvidas. (Informações da Secom/PMA). Da redação/Itapuama FM. Reportagem, fotos e vídeos: Vitor Lima e João Filho.
- Fundação Terra inaugura sala de robótica na Malhada e entrega medalhas a estudantes premiados em competições nacionais
A Fundação Terra dá mais um passo no fortalecimento da educação inovadora e inclusiva com a inauguração da Sala de Robótica/Tecnologia Educacional Gênius da Terra – Unidade Malhada”, marcada para o próximo dia 15 de junho, às 14h. O novo espaço foi criado para ampliar as oportunidades de aprendizagem de crianças e adolescentes atendidos pela instituição, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e das competências tecnológicas. A iniciativa integra as ações da Fundação Terra voltadas à promoção de uma educação conectada aos desafios contemporâneos, oferecendo aos estudantes acesso a ferramentas e metodologias que contribuem para a formação de habilidades essenciais para o futuro. A nova sala representa mais um investimento da Fundação Terra na construção de oportunidades por meio da educação, fortalecendo o acesso ao conhecimento, à inovação e ao desenvolvimento integral de mais de 100 crianças e adolescentes. O projeto conta com o apoio do Criança Esperança e de doadores privados que acreditam no poder transformador da educação. Premiação A programação do evento contará também com a cerimônia de entrega de medalhas e certificados da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR). O momento será dedicado ao reconhecimento de 120 estudantes que vêm se destacando em competições e atividades ligadas à robótica educacional, evidenciando o talento, o empenho e a dedicação dos participantes. Serviço Inauguração da Sala de Robótica/Tecnologia Educacional “Gênius da Terra – Unidade Malhada” Data: 15 de junho Horário: 14h Local: Fundação Terra – Unidade Malhada, Arcoverde (PE) Da redação/Itapuama FM. Informações: Fundação Terra.
- Inscrições para o Enem 2026 vão até esta sexta-feira (12)
Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para as inscrições no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os interessados devem acessar a Página no Participante, no site do Inep. Além de confirmar a participação, os estudantes devem complementar informações, como o município de realização das provas, a língua estrangeira escolhida e, se necessário, a solicitação de recursos de acessibilidade. O prazo vale também para pedidos de atendimento especializado, de tratamento por nome social e participantes que tiveram a isenção taxa de inscrição aprovada. Estudantes que vão concluir o ensino médio de escolas públicas neste ano e que foram inscritos automaticamente no exame, também devem confirmar a inscrição na Página do Participante, pois o procedimento serve para indicar o município de realização da prova, escolher a língua da prova de idioma, que pode ser inglês ou espanhol, e informar se será necessário atendimento especializado. Os beneficiários do programa Pé-de-Meia que concluírem o ensino médio em 2026 e participarem dos dois dias de prova do Enem vão receber um incentivo adicional de R$ 200. O pagamento será efetuado após a confirmação da conclusão da etapa de ensino, na mesma conta bancária utilizada para o recebimento das demais parcelas do programa. Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição financeira. O prazo para fazer o pagamento da taxa vai até o dia 17 de junho. O Enem será realizado nos dias 8 e 15 de novembro, em todo o país. Da redação/Itapuama FM. Informações: Agência Brasil. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.
- Rota MPPE chega a Arcoverde com ampla agenda de cidadania e fiscalização em unidades de acolhimento
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará, entre os dias 15 e 17 de junho, em Arcoverde, mais uma edição do projeto Rota MPPE. A iniciativa leva ao interior do Estado ações integradas voltadas à saúde pública, cidadania, direitos sociais e fiscalização de políticas públicas. A programação contempla atividades dos Centros de Apoio Operacional (CAOs), Núcleos especializados e equipes técnicas do MPPE. Um dos destaques será a atuação da Gerência Executiva Ministerial de Apoio Técnico (GEMAT), que promoverá uma série de inspeções em instituições de acolhimento destinadas a crianças, adolescentes e pessoas idosas da região. Ao longo dos três dias, equipes psicossociais da GEMAT percorrerão unidades localizadas nos municípios de Pesqueira, Venturosa, Ibimirim, Inajá, São Bento do Una e Arcoverde, para verificar o funcionamento dos serviços. A agenda começa na segunda-feira (15), com visitas à Casa de Acolhimento Abrigo Acolher e à Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Lar Esperança de Vida Luiz de Oliveira Neves, em Pesqueira. No período da tarde, outra equipe visitará a Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente, no município de Venturosa. Na manhã de terça-feira (16), serão realizadas inspeções na Casa da Criança, em Ibimirim, e em uma unidade de acolhimento localizada em Inajá. À tarde, em Arcoverde, uma equipe da GEMAT visitará as instituições de longa permanência para idosos São Vicente de Paulo e Domus Christi Fundação Terra. Já na quarta-feira (17), a programação inclui visitas ao Lar dos Anjos Aquilles e Pietro e ao Lar do Idoso São Vicente de Paulo, em São Bento do Una. As ações integram o trabalho permanente de apoio técnico desenvolvido pela GEMAT junto às Promotorias de Justiça, fornecendo subsídios especializados para a defesa dos direitos de populações em situação de vulnerabilidade social. OUTRAS ATIVIDADES - Nos três dias, o Rota MPPE também contará com uma série de atividades voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e das redes de proteção social. Na terça-feira (16), no campus da Universidade de Pernambuco (UPE), em Arcoverde, o Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (Núcleo PCD) promoverá a atividade "Quando Falta o Cuidado, o Trabalho é Dobrado", destinada a mães e cuidadoras de crianças e adolescentes neuro divergentes que enfrentam dificuldades de acesso às políticas públicas. Já o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação) realizará visita institucional à Escola Municipal Severina de Souza Bradley, com foco na educação do campo. À tarde, a equipe visitará a Escola Municipal Ana Rosa de Almeida, localizada na comunidade quilombola Mundo Novo, em Buíque, para acompanhar ações relacionadas à educação quilombola. Também na terça-feira, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAO Patrimônio Público) promoverá reunião técnica conjunta com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), reunindo gestores e responsáveis pelas contratações dos festejos juninos de 2026. O encontro abordará orientações previstas na Nota Técnica nº 02/2026 do MPPE, na Resolução nº 319/2026 do TCE-PE e casos práticos relacionados à realização dos eventos. Na quarta-feira (17), o Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) e o Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV) apresentarão o Projeto Ciranda Lilás e o Projeto de Portas Abertas, iniciativas voltadas ao fortalecimento das redes municipais de proteção, acolhimento e garantia de direitos das mulheres e das vítimas de violência. Criado pela Procuradoria-Geral de Justiça, o projeto Rota MPPE busca aproximar os serviços e ferramentas institucionais das Promotorias de Justiça do interior, fortalecendo a atuação ministerial e ampliando os benefícios diretos à população sertaneja. A iniciativa já passou por Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada. Da redação/Itapuama FM. Informações: MPPE.
- Arcotrans regulamenta transporte de passageiros por motocicleta via aplicativos em Arcoverde
A Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde (Arcotrans), e a Prefeitura de Arcoverde, informou há pouco à reportagem da Itapuama FM, que já está em vigor a Portaria nº 009/2026, que estabelece regras para o funcionamento dos serviços de transporte de passageiros por motocicleta intermediados por aplicativos no município. A regulamentação define critérios para o credenciamento das plataformas digitais, o cadastro dos condutores, a regularização dos veículos, a realização de vistorias de segurança e a contratação de seguro para passageiros e motociclistas. De acordo com a norma, empresas e condutores que já atuam no serviço em Arcoverde têm até o dia 19 de junho de 2026 para se adequar às exigências previstas pela legislação municipal. Entre as determinações estão a apresentação de documentação regular, o cadastro dos profissionais junto à ARCOTTRANS, a realização de vistoria anual dos veículos e a obrigatoriedade do Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP), com cobertura mínima de R$ 25 mil por ocorrência. Segundo a autarquia, a medida tem como objetivo organizar a prestação do serviço, ampliar a segurança dos usuários e condutores e estabelecer critérios de funcionamento para o transporte realizado por meio de aplicativos no município. Após o prazo estabelecido, os serviços deverão estar adequados às novas regras previstas na portaria municipal. Da redação/Itapuama FM. Informações e imagem: Arcotrans.
- Prefeitura de Arcoverde abre matrículas para nova creche na Cohab II
A Prefeitura de Arcoverde inicia, nesta quinta-feira (11/06), o período de matrículas para a nova Creche Aída Rabelo, localizada no bairro Cohab II. A unidade de ensino infantil, que está em fase final de construção, terá capacidade para atender cerca de 250 crianças e tem previsão para iniciar as atividades escolares após o recesso letivo de julho. A nova estrutura foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco e a administração municipal. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os primeiros equipamentos para a unidade já começaram a ser recebidos nesta semana pela titular da pasta, Gislaide Oliveira. A entrega oficial do prédio está prevista para ocorrer até o final deste mês de junho. As vagas disponibilizadas contemplam as modalidades de Creche I, II e III, além de Pré-Escola I e II. O atendimento preenche uma demanda local por vagas na primeira infância, servindo como suporte para as famílias da região que necessitam de assistência na educação básica e no acolhimento de seus filhos. Os responsáveis interessados em efetuar a matrícula podem se dirigir à própria Creche Aída Rabelo, das 8h às 12h e das 14h às 17h ou à Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 17h. Para a efetivação do cadastro, é necessária a apresentação de cópias dos seguintes documentos da criança e dos seus responsáveis: certidão de nascimento; RG ou CPF da criança; RG e CPF do responsável legal; comprovante de residência; carteira de vacinação atualizada e cartão do SUS; comprovante do tipo sanguíneo da criança e uma foto 3x4. Da redação/Itapuama FM. Informações e imagem: Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Arcoverde.
- Junho Vermelho: profissionais do Hospital Regional de Arcoverde participam de capacitação sobre doação de sangue e hemotransfusão
O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, recebeu na terça-feira (09/06), uma palestra de conscientização e atualização sobre doação de sangue e procedimentos em hemotransfusão. A ação integra a programação do Junho Vermelho, campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A atividade foi conduzida por profissionais do Hemope em Arcoverde. O momento reforçou orientações sobre protocolos e procedimentos adequados para a administração de hemocomponentes e o transporte de materiais utilizados no processo transfusional. A palestra foi ministrada por Lígia Simone de Sousa Cardoso, supervisora-geral do Hemope Arcoverde; Amanda do Nascimento Calado, supervisora administrativa; e Rosemary Nunes Bezerra, supervisora de enfermagem. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre a necessidade permanente de manutenção dos estoques de sangue, os critérios para doação e as boas práticas relacionadas à segurança transfusional. Também foram repassadas orientações técnicas voltadas aos profissionais que atuam diretamente na assistência aos pacientes. A iniciativa integra as ações de educação permanente desenvolvidas em parceria entre o Hospital Regional Ruy de Barros Correia e o Hemope. Além da capacitação dos profissionais, a atividade reforçou a mensagem central do Junho Vermelho, destacando a importância da doação voluntária e regular de sangue para a manutenção dos estoques necessários ao atendimento de pacientes que dependem de transfusões em situações de urgência, procedimentos cirúrgicos e tratamentos de diversas condições de saúde. Da redação/Itapuama FM. Informações e imagens: Assessoria de Comunicação do HRRBC.
- Governo quer elevar mistura do etanol na gasolina de 30% para 32%
O governo federal vai propor uma alteração na mistura do etanol anidro na gasolina de 30% (E30) para 32% (E32). Alteração, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, será enviada em até 15 dias para análise do Conselho Nacional de Política Energética. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (9), pelo ministro após reunião entre o presidente Lula, representantes da área econômica e do setor de etanol, no Palácio do Planalto. “Antes nós estávamos limitados, na lei, a 27,5% e nós sabemos que podemos ir até E35. Mas os estudos técnicos necessários, se avançar na mistura, nos permitem ir até o E32, foi uma reivindicação trazida hoje pelo setor e que vai ser submetida por determinação do presidente da república ao próximo Conselho Nacional de Política Energética que será marcada nos próximos 15 dias”. Segundo Alexandre Silveira, a proposta de ampliação da mistura obrigatória de etanol na gasolina, prevista na Lei do Combustível do Futuro, de 2024, tem o objetivo de tentar conter o impacto da alta do petróleo no mercado internacional, em decorrência da guerra no Oriente Médio. “Deixando de ser necessária a importação de gasolina e, com isso, minimizando os impactos também da guerra, que nós sabemos que não é uma guerra nossa, mas que todos as medidas necessárias para que a gente possa ter o menor impacto possível no Brasil, como temos conseguido, tanto com as subvenções quanto com as desonerações, a gente possa chegar na bomba com menor preço de combustível no Brasil”. O governo federal estima que o aumento do percentual de etanol na gasolina, se aprovado, vai reduzir a necessidade de importação de 450 milhões de litros de gasolina para o Brasil. Em junho do ano passado, a quantidade de etanol na gasolina foi aumentada de 27% para 30%, quando também houve alteração de 14% para 15% de biodiesel no diesel comum. Dessa vez, o diesel não foi contemplado. Ouça a reportagem: Da redação/Itapuama FM. Informações: Radioagência Nacional. Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil.
- Forró do Magno estreia em Arcoverde no dia 13 de junho
João Filho, Nayla Valença e Zalxijoane durante o programa De Primeira Categoria. (Foto: Jaciara Gomes). A primeira edição do Forró do Magno será no Espaço Persone, no próximo sábado, 13 de junho, a partir das 12h, O evento promete reunir tradição, animação e grandes nomes da música regional. Entre as atrações confirmadas estão a Orquestra Super Oara, o cantor e compositor Silverio Pessoa e o forrozeiro Paulinho Leite. A programação contará ainda com uma homenagem especial ao eterno Rei do Brega, Reginaldo Rossi. O cantor Sebá Rossi e banda sobem ao palco com um show cover dedicado ao artista pernambucano, relembrando sucessos que marcaram gerações. Na tarde desta terça-feira (09/06), a produtora do evento, Nayla Valença, esteve nos estúdios da Itapuama FM, durante o programa De Primeira Categoria, para oficializar o convite à equipe da emissora. Na oportunidade, ela destacou a expectativa para a estreia do evento e reforçou o convite para que o público participe da festa. O Forró do Magno chega com a proposta de integrar a programação junina de Arcoverde, reunindo música, cultura e confraternização em um ambiente preparado para receber forrozeiros de toda a região. Os ingressos e demais informações sobre o evento podem ser obtidos junto à organização no WhatsApp (87) 9 8824-0969. Da redação/Itapuama FM.
- Câmara de Arcoverde arquiva pedidos de cassação contra três vereadores; sessão terminou na madrugada desta terça-feira (09)
Câmara de Arcoverde arquivou pedidos de cassação – Montagem: Micael Lima/Portal Panorama. Do Portal Panorama A Câmara Municipal de Arcoverde arquivou, na madrugada desta terça-feira (09/06), os pedidos de cassação dos mandatos dos vereadores Rodrigo Roa, Heriberto do Sacolão e Célia Galindo. A decisão foi tomada durante uma longa sessão legislativa que se estendeu até aproximadamente 1h30. Os três pedidos de cassação foram arquivados por unanimidade. Em cada uma das votações, os pareceres pelo arquivamento receberam oito votos favoráveis. Conforme o Regimento Interno da Câmara, o presidente da Casa só vota em caso de empate, enquanto o vereador alvo da denúncia não participa da votação do próprio processo. Os pedidos de cassação tinham como base denúncias relacionadas a supostos conflitos de interesse envolvendo contratos mantidos com o poder público municipal. Após análise e deliberação dos parlamentares, os processos foram arquivados pelo plenário, permitindo que os três vereadores permaneçam no exercício dos mandatos. Após a votação, o vereador Rodrigo Roa afirmou que sempre esteve à disposição dos órgãos de controle para prestar esclarecimentos e destacou que ainda existem procedimentos em tramitação nos órgãos competentes. “Minha vida é um livro aberto. Antes mesmo desse processo, procurei o Ministério Público e as secretarias de Saúde para que me investigassem. Quem não deve, não teme. Se eu errei, que me condenem, mas tudo está transparente”, declarou. Já o vereador Heriberto do Sacolão afirmou receber a decisão com tranquilidade e disse acreditar que a votação reconheceu a legalidade de sua conduta. O parlamentar também comentou a denúncia relacionada a um imóvel de sua propriedade alugado ao município para funcionamento de serviços voltados a crianças com autismo. “O povo de Arcoverde conhece minha índole. Sempre trabalhei dentro da legalidade. Se esse espaço deixar de funcionar, quem perde é a população que utiliza o serviço”, afirmou. A vereadora Célia Galindo também teve o pedido de cassação arquivado. A reportagem não conseguiu entrevistá-la ao término da sessão. Nill Júnior: Como previsto, vereadores escapam de cassação Além dos processos de cassação, os vereadores debateram temas administrativos e políticos do município durante a reunião. O presidente da Câmara, vereador Luciano Pacheco, apresentou requerimentos cobrando a liberação da entrada de coolers durante o São João de Arcoverde, medida anunciada pela gestão municipal para os festejos deste ano. Pacheco também fez críticas à situação do atendimento aos beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe) em Arcoverde, alegando dificuldades para realização de exames e atendimentos devido a pendências financeiras entre o Governo do Estado e prestadores credenciados. Na área da educação, o parlamentar cobrou maior agilidade nas reformas de escolas da rede municipal, citando a Escola Ivany Bradley, além da entrega de fardamento e material didático aos estudantes. Durante a sessão, ainda foram apresentados pedidos relacionados à recuperação de vias urbanas, entre elas a Avenida Conselheiro João Alfredo, uma das principais entradas da cidade. Segundo Luciano Pacheco, os requerimentos integram o trabalho de fiscalização realizado pelo Legislativo municipal. “Nosso papel é cobrar soluções para os problemas da cidade e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos”, afirmou. Os pedidos de cassação de mandato de vereadores, além de projetos de lei voltados à concessão de benefícios fiscais e ao fortalecimento de políticas públicas para a população rural, devem dominar os debates da 15ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Arcoverde. A reunião acontece nesta segunda-feira (8), a partir das 19h, no plenário da Casa Legislativa.Política Os primeiros itens da ordem do dia tratam de pareceres prévios elaborados pela Comissão de Avaliação Prévia sobre denúncias apresentadas por iniciativa popular. Os requerimentos envolvem os vereadores Rodrigo Enrique Roa Sarmiento, João Heriberto Ouriques da Silva bem como Célia Almeida Galindo. De acordo com a pauta da sessão, os pareceres foram relatados, respectivamente, pelos vereadores Valmir dos Santos Brito, Rodrigo Enrique Roa Sarmiento e João Heriberto Ouriques da Silva. Além das matérias relacionadas aos pedidos de cassação, os parlamentares também devem apreciar projetos de lei que tratam da concessão de benefícios tributários bem como do fortalecimento de políticas públicas para a zona rural do município. Entre as propostas em tramitação está o projeto de autoria do vereador Luciano Rodrigues Pacheco que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis pertencentes a pessoas diagnosticadas com câncer ou seus dependentes. A pauta também inclui dois projetos apresentados pelo vereador João Marcos Tenório de Britto Cavalcante. Um deles institui a Política Municipal de Atendimento Itinerante às Comunidades Rurais de Arcoverde. O outro, no entanto, cria a Política Municipal de Incentivo à Permanência da Juventude Rural. O objetivo é, portanto, o de fortalecer as ações voltadas para os moradores do campo bem como estimular a permanência dos jovens nas comunidades rurais. Todos os itens previstos para a sessão entram em fase única de discussão bem como votação. A expectativa é, então, que os debates concentrem atenções tanto nas denúncias envolvendo parlamentares quanto nos projetos voltados às áreas social, tributária e rural do município. Confira os detalhes que foram destaque no Jornal Itapuama desta terça-feira (09/06). A reportagem é de Micael Lima, do Portal Panorama: Da redação/Itapuama FM. Conteúdo: Ítalo Henrique.
- Aprovação de Kelvin Cavalcanti chega a 92% em Venturosa, aponta Instituto Múltipla
O prefeito de Venturosa, Kelvin Cavalcanti (PSD) tem 92% de aprovação, segundo levantamento do Instituto Múltipla realizado nos dias 2 e 3 de junho. A desaprovação é de 7% e os que não opinaram são 1%. Quanto à classificação da gestão, 24% disseram ser ótima, 57% afirmaram ser boa, 15% avaliaram como regular ,1% como ruim e 2%, péssima. Não opinaram, 1%. Feita em parceria com o blog do Nill Júnior, o Portal Panorama e a Itapuama FM, a pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de junho, com 300 entrevistas. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 5,7% para mais ou para menos. Fonte pública para realização da pesquisa: Censo 2010/2022 e TSE. Da redação/Itapuama FM.
- Nunes Marques suspende pesquisa eleitoral que apontava queda de Flávio Bolsonaro
O ministro Nunes Marques, do TSE, deferiu parcialmente pedido do PL e determinou que a AtlasIntel se abstenha de promover nova divulgação, impulsionamento, republicação ou manutenção da pesquisa eleitoral, referente à disputa pela presidência da República. A decisão tem caráter liminar e permanecerá válida até nova deliberação da Corte. As informações são do Portal Migalhas. Na representação, o Partido Liberal sustentou que o questionário da pesquisa continha perguntas relacionadas ao senador Flávio Bolsonaro e ao Banco Master formuladas de maneira a induzir respostas negativas dos entrevistados. Segundo a legenda, a sequência das questões e o uso de expressões como "esquema de fraudes financeiras" poderiam influenciar artificialmente as respostas sobre intenção de voto, rejeição e imagem pública do pré-candidato. Em manifestação, a AtlasIntel afirmou que o questionário foi elaborado no exercício de sua autonomia metodológica e em conformidade com as exigências da resolução 23.600/19 do TSE. A empresa também alegou que os questionamentos se limitavam a aferir a percepção dos eleitores sobre fatos públicos e que os componentes audiovisuais eram exibidos apenas após a coleta de dados sobre intenção de voto e rejeição. Ao analisar o pedido, Nunes Marques observou que a legislação eleitoral e a regulamentação do TSE exigem a demonstração de indícios de deficiência técnica ou manipulação para justificar a intervenção judicial em pesquisas eleitorais. Em exame preliminar, o ministro concluiu que o partido apresentou elementos suficientes para indicar possível comprometimento da neutralidade metodológica do levantamento. O relator destacou que a sequência de perguntas constante do questionário, em análise sumária, aparenta extrapolar a simples aferição da opinião pública e introduzir estímulos narrativos potencialmente capazes de influenciar respostas posteriores relativas à intenção de voto, rejeição e avaliação da imagem do pré-candidato mencionado na representação. "De fato, tais circunstâncias corroboram os argumentos deduzidos na inicial acerca da possível utilização de estímulos indutivos aptos a contaminar as respostas subsequentes relativas à imagem, rejeição e intenção de voto, reforçando a plausibilidade jurídica da tese de que a pesquisa possa ter extrapolado os limites da regular aferição estatística." A decisão também registra que outras 27 pesquisas eleitorais realizadas e registradas pela AtlasIntel perante a Justiça Eleitoral não continham perguntas semelhantes às questionadas nem utilizavam peça audiovisual nos moldes da pesquisa impugnada. Outro ponto considerado pelo ministro foram declarações atribuídas ao CEO da empresa em entrevista veiculada pela CNN Brasil, nas quais teria reconhecido o potencial impacto eleitoral de informações relacionadas a Flávio Bolsonaro e defendido a formulação de perguntas sobre o caso Banco Master. Para o relator, tais circunstâncias reforçam, em juízo preliminar, a plausibilidade da alegação de possível indução dos entrevistados. "Isso porque a permanência de circulação de levantamento cuja higidezmetodológica se encontra sob questionamento pode potencializar efeitos de difícilreversão no contexto do processo eleitoral, especialmente diante da elevadacapacidade de difusão e replicação do conteúdo em meios digitais e veículos decomunicação." Além de suspender nova divulgação da pesquisa, Nunes Marques determinou que a AtlasIntel apresente, em dois dias, documentação técnica complementar relacionada aos pontos controvertidos da impugnação, especialmente sobre o componente audiovisual mencionado na pergunta 48 e os registros técnicos de aplicação do questionário. Processo: 0600867-27.2026.6.00.0000 Leia aqui a decisão. Da redação/Itapuama FM.
- Câmara de Arcoverde vota pedidos de cassação de vereadores e isenção de IPTU nesta segunda-feira (08)
A Câmara Municipal de Arcoverde realiza, nesta segunda-feira (08/06), a partir das 19h, a 15ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa. A pauta do dia inclui a leitura de pareceres sobre denúncias com pedidos de cassação de mandatos de parlamentares e projetos de lei voltados ao âmbito tributário e rural. A ordem do dia está dividida em duas frentes principais: os requerimentos originados por iniciativa popular e os projetos de lei ordinária de autoria dos próprios vereadores. Todos os pontos listados entram em fase única de discussão e votação. Pedidos de cassação de mandato Os três primeiros itens da pauta tratam da leitura de pareceres prévios elaborados pela Comissão de Avaliação Prévia, decorrentes de denúncias com pedidos de cassação apresentadas por iniciativa popular. Os alvos dos requerimentos são: Rodrigo Enrique Roa Sarmiento, sob relatoria do vereador Valmir do Santos Brito; João Heriberto Ouriques da Silva, sob relatoria do próprio vereador Rodrigo Enrique Roa Sarmiento e Célia Almeida Galindo, sob relatoria do vereador João Heriberto Ouriques da Silva. Isenção de IPTU e incentivos à zona rural Na segunda parte da sessão, o plenário discute três Projetos de Lei Ordinária Legislativa (PLO) voltados para a concessão de benefícios fiscais e o fortalecimento de políticas públicas locais: Isenção de IPTU (PLO 0008/2026) - De autoria do vereador Luciano Rodrigues Pacheco e relatoria de João Batista Stampini (João Taxista), o projeto propõe a concessão de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre imóveis de propriedade de portadores de neoplasia maligna (câncer) ou de seus dependentes residentes em Arcoverde. Atendimento Itinerante Rural (PLO 0009/2026) - Proposto pelo vereador João Marcos Tenório de Britto Cavalcante (também relatado por João Taxista), institui a Política Municipal de Atendimento Itinerante às Comunidades Rurais de Arcoverde. Permanência da Juventude Rural (PLO 0010/2026) - Também de autoria do vereador João Marcos Tenório de Britto Cavalcante e com relatoria de Rodrigo Enrique Roa Sarmiento, o projeto visa criar a Política Municipal de Incentivo à Permanência da Juventude Rural no município. Ouça a sessão na Itapuama FM a partir das 19h. Em 92 7, pelo aplicativo e aqui no nosso site. A sessão também é transmitida no canal da Câmara de Arcoverde no YouTube. Da redação/Itapuama FM. Imagens: Reprodução/Instagram/Itapuama FM.















