top of page
Papa Francisco (Miniatura do YouTube)3.png

ANS estuda ampliar faixa etária para mamografia

Informações/ Redação Itapuama FM

Imagem/ Reprodução internet

A ideia é baixar de 50 para 40 anos a recomendação do exame de rastreio. O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia encaminharam o pedido à Agência Nacional de Saúde Suplementar.


Em dezembro, a ANS divulgou uma cartilha preliminar com orientações para os planos de saúde privada, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer, que indica a realização de mamografias a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos.


Mas para as entidades médicas, essa faixa etária exclui uma parcela importante da população, já que uma porcentagem relevante das mulheres abaixo dos 50 anos foi diagnosticada com câncer de mama nos últimos anos.


Após os protestos, a ANS concedeu prazo para que as organizações apresentassem um parecer com evidências científicas, o que foi feito na semana passada.


Elaborado em conjunto pelas três entidades, o parecer argumenta que, em 2024, 22% das mulheres que morreram por câncer de mama no Brasil tinham menos de 50 anos e 34% mais de 70. O documento também aponta crescimento nos casos de câncer em mulheres mais jovens e com tumores mais agressivos.



 
 
 

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
bottom of page