Anvisa reforça: farmácias não podem manipular injetáveis para estética
- Michael Andrade
- 17 de jun.
- 1 min de leitura

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reforçou que farmácias de manipulação são proibidas de fabricar injetáveis para fins estéticos. A decisão, em vigor desde novembro de 2023, vale para os preenchedores intradérmicos, usados para melhorar rugas e linhas de expressão.
Entre as substâncias mais conhecidas e utilizadas nesses procedimentos estão o ácido hialurônico reticulado e a hidroxiapatita de cálcio. Segundo a Anvisa, esses produtos são classificados como de alto risco sanitário e exigem condições de produção específicas, que só podem ser garantidas por fabricantes autorizados e certificados.
Fiscalizações recentes identificaram irregularidades em estabelecimentos que produziam e distribuíam esses injetáveis sem autorização. A orientação da agência é que clínicas e profissionais da saúde adquiram apenas produtos registrados e de empresas regularizadas.
Ainda de acordo com a Anvisa, as farmácias de manipulação podem manipular medicamentos de acordo com prescrição médica e também produzir medicamentos seguindo o padrão do Ministério da Saúde.
Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Brasil.
Imagem: Reprodução
Comentários