Bandeira vermelha patamar 1 é mantida em novembro
- Michael Andrade

- 3 de nov.
- 1 min de leitura

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será vermelha patamar 1, mantendo o custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, o mesmo valor aplicado em outubro.
Segundo a ANEEL, o cenário ainda é desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao baixo volume de chuvas e à redução dos níveis dos reservatórios. Com isso, é necessário o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de operação mais alto.
A agência também destaca que a geração solar é intermitente, não garantindo fornecimento contínuo — especialmente à noite e nos horários de maior consumo —, o que reforça a importância das termelétricas para manter o equilíbrio do sistema.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica o custo real da energia e varia conforme as condições de geração e os recursos disponíveis.
A ANEEL reforça a importância do uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios e contribuindo para a sustentabilidade do setor.
Fale com nossa redação: (87) 9 9952-5260.
Da redação Itapuama FM, com informações do portal GOV
2_edited.png)



Comentários