Brasil cria mais de 1,2 milhões de empregos no primeiro semestre
- Michael Andrade

- 5 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

O Brasil criou 1.222.591 empregos com carteira assinada no primeiro semestre 2025; uma queda de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Todos os setores da economia tiveram saldo positivo de contratações. E o de Serviços ficou com mais da metade dos empregos criados. Na sequência, vem indústria, com quase 19% das vagas, Construção Civil, Agropecuária e Comércio, este com 7,5% das carteiras assinadas.
Segundo o governo, São Paulo liderou a geração de empregos no semestre, seguido por Minas Gerais e Paraná. E o mês de junho deste ano registrou saldo positivo de vagas formais; foram 166.621.
No mês, todos os cinco principais setores da economia tiveram resultado positivo. E Serviços se destacou com mais de 45% das vagas formais.
26 das 27 unidades federativas registraram aumento no número de empregos formais. A exceção foi o Espírito Santo que, no saldo, fechou 3.348 postos formais. O salário médio de quem começou um novo emprego em junho foi de R$ 2.278.
No recorte populacional, o maior volume de contratação foi entre pessoas pardas, de 18 a 24 anos, com Ensino Médio Completo, com salários entre 1 e 1,5 salário-mínimo. Com o resultado registrado em junho, o Brasil chega a quase 48 milhões e 420 mil postos formais de trabalho.
Da redação Itapuama FM




Comentários