top of page

Calor intenso aumenta riscos de arritmias e AVC

Foto do escritor: Michael AndradeMichael Andrade

Informações/ Agência Brasil


Nestes dias quentes, em que as temperaturas estão acima dos 30 graus, pode favorecer a vasodilatação no corpo, processo em que ocorre uma dilatação nos vasos sanguíneos, e pode provocar mudanças da pressão sanguínea pelo corpo. Esse processo pode resultar em possíveis casos de redução de pressão arterial, além da desidratação gerando desmaio, tontura e arritmia cardíaca.


As altas temperaturas aumentam a espessura do sangue, fazendo subir a pressão e a frequência cardíaca, elevando, assim, o risco de sofrer um infarto ou um derrame. Trabalhos científicos tem demostrado que temperaturas elevadas podem aumentar o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares – especialmente nas pessoas com mais de 50 anos de idade.


O risco de infarto aumenta quando as temperaturas passam de 32ºC, o que é comum no verão, e além de ser mais grave para quem já sofre com colesterol alto e hipertensão arterial.


A medida em que o organismo se desidrata, ele fecha os vasos sanguíneos para manter a pressão arterial, e aumentar os batimentos cardíacos para se sustentar. Segundo o cardiologista e coordenador do Programa de Infarto Agudo do Miocárdio, Dr. Leopoldo Piegas, as pessoas obesas, diabéticas e portadoras de algum problema cardiovascular, fazem parte do grupo de maior risco, e são as mais propensas a sofrer com as altas temperaturas.


“A orientação nestes dias quentes é manter-se sempre hidratado, evitar a exposição direta ao sol e fazer refeições leves, que exigem menos esforço do organismo durante a digestão. As altas temperaturas causam dores de cabeça, desconforto, desidratação, cansaço e podem aumentar o risco de morte precoce por problemas cardiovasculares”, esclarece Dr. Piegas.


Fique atento aos sinais que podem indicar um infarto ou AVC nestes dias de muito calor:


• Dor no peito que pode irradiar para o braço, costas ou para o queixo

• Sensação estranha na garganta

• Tontura ou dor de cabeça inesperada e inexplicada

• Batimento cardíaco acelerado.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page