Centro de Cultura Cyl Gallindo será inaugurado hoje em Buíque
- Michael Andrade
- 27 de mai.
- 2 min de leitura
O município de Buíque recebe, a partir desta terça (27), a terceira edição do Expresso Buíque, um evento que marca o resgate de uma iniciativa cultural importante para a cidade. A programação é organizada pelo Grupo de Leitores Cyl Gallindo, em parceria com o Governo Municipal e o Sesc Ler Buíque.

O Expresso Buíque reúne música, poesia, circo e artistas de diversas cidades, como Buíque, Arcoverde e Pesqueira, promovendo um intercâmbio cultural que visa fortalecer a cultura local e os laços regionais. “Esse é um resgate importante, que busca valorizar não só a literatura e a cultura de Buíque, mas também a troca cultural com toda a região”, destacou Léo, coordenador do Grupo de Leitores Cyl Gallindo.
Além do evento, será inaugurado o Centro de Cultura Cyl Gallindo, espaço que servirá de apoio para artistas locais. O centro funcionará como um ambiente para reuniões, armazenamento de materiais, desenvolvimento de projetos culturais e preparação para editais. “É um espaço para o artista chamar de seu, para fazer sua imersão cultural”, acrescentou Léo.
O grupo tem recebido apoio da comunidade com doações de objetos para ornamentar e estruturar o local. “As pessoas estão interagindo, querendo conhecer o grupo e apoiar a iniciativa”, explicou.
A programação teve início nesta terça, a partir das 15h, com a apresentação do Palhaço Chulézinho. À noite, ocorre a abertura oficial, com muita música e poesia. No dia 28, as atividades seguem à tarde com apresentações para turmas escolares e, à noite, com mais música e poesia, celebrando também os 90 anos de Cyl Gallindo.
“Espero que possamos valorizar o que Buíque tem para oferecer, que vai muito além do Parque Nacional do Catimbau. A cultura humana de Buíque é riquíssima e precisamos estar mais juntos, fortalecendo esse patrimônio”, finalizou Léo, convidando toda a população para prestigiar o evento.
Da redação Itapuama FM
Comentários