Cinema pernambucano: Pré-estreia do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, marca retomada do Cine São Luiz
- Michael Andrade

- 11 de set.
- 2 min de leitura

O Cinema São Luís, ícone cultural do Recife, foi palco nesta quarta-feira (04) da primeira exibição nacional do filme O Agente Secreto, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. A sessão exclusiva reuniu mais de 100 produtores de cinema de todo o país e marcou a reabertura do espaço após a restauração do Balcão Superior, que agora tem capacidade para 992 pessoas.
A governadora Raquel Lyra prestigiou o evento e destacou que investir em cultura é prioridade da gestão:
“Cultura é decisão política e o governo de Pernambuco tem feito o maior investimento da história do Estado em recuperação de patrimônio histórico e cultural”, afirmou, citando obras em andamento no Cine Teatro Guarany (Triunfo), no Liceu de Artes e Ofícios, na Fábrica Tacaruna e no prédio histórico do Diário de Pernambuco, além da recuperação de patrimônios religiosos.

Kleber Mendonça Filho celebrou o momento e ressaltou a importância do cinema para a cidade:
“Eu escrevi o São Luís no roteiro do filme. Usar esse espaço como cenário é muito importante porque ele significa muita coisa boa para mim, para o Recife e para Pernambuco. É uma sorte estar em um estado que apoia a cultura e conseguiu manter o São Luís vivo”, declarou.
Fundado em 1952, o Cinema São Luís é um dos últimos cinemas de rua em atividade no Brasil e um dos principais cartões postais da capital. As obras de restauração receberam investimento de quase R$ 5 milhões, provenientes da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo.
O cinema fica localizado na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, e é também cenário de O Agente Secreto, ambientado no Recife dos anos 1970.
Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Rádio SEI de notícias.


Comentários