CRCPE na Estrada chega a Arcoverde e reúne profissionais da contabilidade no Sertão
- Michael Andrade

- 10 de out.
- 3 min de leitura

Arcoverde recebe, nesta sexta-feira (10), mais uma edição do projeto “CRCPE na Estrada – Contabilidade Conectada do Litoral ao Sertão”, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE).
O evento acontece das 18h30 às 21h30, na Câmara de Vereadores, e integra uma série de encontros que percorrem todo o Estado com o objetivo de aproximar o Conselho dos profissionais da contabilidade.
Mais cedo, os representantes do CRCPE — Roberto Nascimento, presidente do Conselho; Eduardo Amorim, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; e Fábio Firmino, conselheiro do CRCPE e presidente da Associação dos Peritos Judiciais de Pernambuco — participaram de entrevista ao vivo no programa Bom Dia na Itapuama, com Vitor Lima, falando sobre as ações e temas do evento em Arcoverde.
Durante a conversa, o presidente Roberto Nascimento destacou que o CRCPE na Estrada foi criado para visitar todas as regiões do Estado, levando conhecimento, palestras e orientação técnica aos profissionais do interior.
“É uma alegria, mais uma vez, estarmos sendo recebidos pelos contadores, empresários e gestores públicos de Arcoverde. O programa foi idealizado para que o mesmo ensinamento que passamos na Região Metropolitana chegue também ao interior. Estamos muito felizes, mais uma vez, por sermos tão bem recebidos pelos cidadãos de Arcoverde”, afirmou.
O presidente também destacou o papel dos representantes locais da contabilidade, como Lúcia Leite, conselheira do CRCPE, e Ivone Sandra, que representa Pernambuco no Conselho Federal de Contabilidade, ressaltando o orgulho de ter profissionais atuantes na região.
“A contabilidade pernambucana está de portas abertas para os profissionais, empresários e cidadãos de Arcoverde”, completou.
O vice-presidente Eduardo Amorim falou sobre o tema de sua palestra, “Reforma Tributária: a repercussão do período de transição”, que acontece às 19h, abrindo a programação.
“A reforma tributária hoje é uma realidade. Estamos há pouco mais de dois meses de iniciar a parte mais burocrática, a emissão de documentos fiscais e uma tributação simbólica de 1% para todas as empresas. O que a gente traz é um bate-papo, uma reflexão sobre esse momento que representa uma grande mudança para empresas, consumidores e para a administração pública, mudando o ambiente de negócios que conhecemos hoje”, explicou.
Em seguida, o conselheiro Fábio Firmino, que ministra a palestra das 20h, com o tema “A importância da perícia contábil na detecção de crimes financeiros”, explicou o papel do perito contador na Justiça e a relevância da escrituração contábil completa nas empresas.
“O perito contador é uma peça fundamental na Justiça para elucidar fatos que o juiz não sabe, como em fraudes financeiras dentro das empresas. Ele é nomeado pelo juiz e depende da documentação contábil apresentada para produzir um bom laudo pericial, com respostas conclusivas aos quesitos das partes. Por isso, é importante que o empresário mantenha uma escrituração contábil completa — livro diário, razão, balanço patrimonial, fluxo de caixa — para que o perito possa atuar com precisão”, destacou Fábio.
Ele convidou os profissionais da região a participarem da palestra, reforçando que o encontro acontece a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores de Arcoverde.

O evento faz parte de uma programação que, segundo o CRCPE, deve alcançar os 184 municípios de Pernambuco, levando palestras, capacitações e visitas técnicas a órgãos públicos.
Durante a passagem por Arcoverde, os representantes do Conselho foram recebidos pelo vice-prefeito Siqueirinha e secretários municipais, em uma reunião sobre contabilidade pública, planejamento e transparência na gestão.
Os recortes com as entrevistas com Roberto Nascimento, Eduardo Amorim e Fábio Firmino estão disponíveis no @itapuamafm
2_edited.png)

Comentários