Em acordo com o Estado, profissionais da Educação conseguem reajuste salarial
- Michael Andrade

- 5 de jun.
- 2 min de leitura

A governadora Raquel Lyra anunciou, em reunião com representantes dos profissionais da educação realizada na quarta (4), que o pagamento do reajuste salarial da categoria será incluído na folha de junho, com valores retroativos a janeiro deste ano.
O percentual acordado é de 6,27%, podendo chegar a 8,38%, a depender do cargo e do estágio na carreira. No entanto, o projeto de lei enviado pelo governo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no dia 28 de maio ainda aguarda votação dos deputados estaduais.
Durante o encontro, Raquel Lyra afirmou que o Estado conseguiu organizar espaço fiscal para atender às demandas dos servidores e que confia na aprovação da proposta.
“Todos os projetos de lei que enviei à Assembleia desde o início do nosso governo foram aprovados. Eu acredito na força do diálogo”, declarou.
A governadora também anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores estaduais para o dia 20 de junho, injetando R$ 1,5 bilhão na economia do estado e beneficiando cerca de 225 mil pessoas entre ativos, aposentados e pensionistas.
Apesar da sinalização positiva do Executivo, o projeto encontra entraves políticos na Alepe. De acordo com Ivete Caetano, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a proposta está sendo travada por uma disputa entre o Legislativo e o governo estadual.
“A bancada do governo não está comparecendo para garantir o quórum necessário. O nosso projeto foi fruto de negociação e respeita todos os trâmites constitucionais. Ele não pode ficar condicionado à votação de outros projetos”, afirmou.

Durante a reunião no Palácio, Ivete Caetano anunciou que o Sintepe realizará uma paralisação geral da categoria na próxima segunda (9), com concentração em frente à Alepe.
A mobilização tem o objetivo de pressionar pela votação imediata do reajuste. O sindicato também convocou estudantes e a comunidade escolar a se engajarem na defesa dos direitos da educação pública.
Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Rádio SEI de Notícias.
2_edited.png)


Comentários