Estado inaugura oficina de costura no presídio de Buíque
- Michael Andrade

- 26 de mai.
- 1 min de leitura
Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Rádio SEI de Notícias

O governo de Pernambuco inaugurou, na última quinta (22), mais uma oficina de costura no sistema prisional do Estado. A nova unidade foi instalada na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste, e é a 19ª fábrica do tipo em funcionamento. Nos últimos dois anos, sete unidades semelhantes já foram entregues.
A iniciativa integra o plano “Juntos pela Segurança”, que visa ampliar as oportunidades de trabalho e ressocialização para pessoas privadas de liberdade. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, o objetivo é garantir dignidade e inserção produtiva.
“São malharias que fazem parte da pactuação feita dentro do programa Juntos pela Segurança, com foco no aumento de presos trabalhando e estudando. Nessas malharias, vamos produzir 64 mil fardamentos para o sistema prisional”, destacou.
Na unidade de Buíque, 12 reeducandas iniciam a produção de fardamentos e enxovais utilizando equipamentos doados, como máquinas de costura e empilhadeiras. Além disso, outras 100 mulheres já foram capacitadas em corte e costura, ampliando as possibilidades de reintegração social.
Segundo Anna Karina, gerente da Colônia Penal Feminina de Buíque, a capacitação tem impacto direto na ressocialização. “Essas pessoas vão sair daqui absolutamente capacitadas para assumir o mercado de trabalho extramuro. Esperamos que a sociedade tenha um olhar livre de qualquer preconceito e reconheça a importância da profissionalização como caminho para a ressocialização”, afirmou.
Com a previsão de mais 10 unidades fabris até o fim de 2025, o governo estadual reforça o programa “Novos Passos”, que busca associar segurança pública à inclusão social e à oferta de oportunidades.
2_edited.png)


Comentários