Funeral do Papa Francisco reúne mais de 400 mil pessoas em Roma e marca despedida histórica
- Michael Andrade

- 26 de abr.
- 2 min de leitura
Por:Michael Andrade Redação Itapuama FM
Imagem/ Divulgação Vaticano

O Vaticano e as ruas de Roma foram palco neste sábado (26) de uma das maiores mobilizações religiosas dos últimos tempos. Segundo dados do Ministério do Interior da Itália, mais de 400 mil pessoas acompanharam o funeral do Papa Francisco, entre a Praça São Pedro, a principal avenida de acesso à Basílica e o trajeto até a Igreja de Santa Maria Maior.
Somente na Praça São Pedro, cerca de 250 mil fiéis estiveram presentes para o último adeus ao pontífice. Outras centenas de milhares se distribuíram ao longo do percurso do cortejo. O evento contou com um robusto esquema de segurança: foram mobilizados 4 mil policiais, além de militares, equipes de emergência e mais de 4 mil voluntários.

A cerimônia foi marcada por cenas de forte emoção: o contraste das vestes vermelhas dos cardeais contra a pedra clara da Basílica, o caixão simples de madeira com o símbolo dos jesuítas — a Ordem de Francisco I —, e os momentos de oração silenciosa da multidão. Durante a missa, padres levaram a comunhão aos fiéis espalhados pela praça e também aos jornalistas que cobriam o evento.
A homilia, com duração de quase 20 minutos, foi conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Ré, que definiu Francisco como um “Papa do povo, de coração aberto a todos” e ressaltou sua incessante defesa pela paz. Ré recordou palavras do Papa, como:
“A guerra sempre deixa o mundo pior do que era antes. Construam pontes, não muros.”
O funeral também teve momentos de relevância política. A imprensa mundial registrou o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dentro da Basílica. Após a breve conversa, Zelensky classificou o encontro como simbólico e com potencial histórico. Trump já deixou Roma após o funeral, enquanto Zelensky seguiu com reuniões bilaterais, incluindo encontros com o presidente francês Emmanuel Macron.
O cortejo que levou o corpo de Francisco até a Basílica de Santa Maria Maior percorreu ruas lotadas em clima de respeito e silêncio. Em cada dez metros ao longo do trajeto, havia a presença de um policial ou soldado. No interior da igreja, crianças depositaram rosas brancas no altar em homenagem ao Papa.
O Papa Francisco foi sepultado no chão da Basílica de Santa Maria Maior, com uma lápide simples, apenas com a inscrição “Franciscus”, seguindo seu desejo de uma despedida marcada pela simplicidade. É o primeiro Papa enterrado fora do Vaticano desde 1903.
A partir deste domingo (27), o público poderá visitar o túmulo de Francisco. Também se inicia o período oficial de luto de nove dias, com missas diárias em homenagem ao pontífice. Cerimônias e cultos também estão sendo realizados em diversas partes do mundo.
Com isso, encerram-se 12 anos de pontificado de Francisco, lembrado por sua defesa dos marginalizados, pela promoção da paz e pela busca por uma Igreja mais acolhedora.
2_edited.png)



Comentários