Carreta da Mulher Pernambucana segue com atendimentos na Praça Winston Siqueira até sábado (06)
- Michael Andrade

- 3 de set.
- 2 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira (03) a nossa repórter Zalxijoane esteve na Praça Winston Siqueira (Virgínia Guerra) e conversou com Gabriel de Santana, gerente responsável pela Carreta da Mulher Pernambucana.
A Carreta - que está em Arcoverde desde a segunda-feira (01) e segue até o sábado (06) - é uma iniciativa do Governo do Estado para oferecer serviços de saúde gratuitos voltados para o público feminino. A carreta funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, das 8h até o meio-dia.
O gestor explicou que não há necessidade de chegar com muitas horas de antecedência, já que a distribuição de fichas é feita diariamente, conforme a capacidade de atendimento.
"A recomendação é que as mulheres compareçam próximo ao horário de abertura para garantir comodidade e organização no processo", destacou Gabriel.
Os serviços oferecidos incluem exames de mamografia, ultrassonografia, consultas ginecológicas e mastológicas, além de atendimentos nas áreas de psicologia e nutrição. A expectativa é realizar cerca de 800 atendimentos durante o período em Arcoverde. Até a manhã desta quarta-feira (03), já haviam sido contabilizados aproximadamente 400 procedimentos, sendo 48% de mamografias e 30% de ultrassonografias.
Gabriel destacou ainda as regras específicas para a realização dos exames:
"Mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar a mamografia sem a necessidade de encaminhamento médico. Já para outras faixas etárias e para os exames de ultrassonografia, é obrigatório apresentar requisição. “O objetivo é atender a demanda reprimida, garantindo acesso rápido e seguro às mulheres que precisam desse cuidado”, ressaltou.
Outro ponto importante é a abrangência do projeto. Atualmente, existem quatro carretas circulando pelo Estado, cada uma atendendo a diferentes macrorregiões. A unidade presente em Arcoverde é responsável por contemplar municípios das macrorregiões 3 e 4. Antes de chegar à cidade, o veículo passou por Petrolina, Salgueiro e Custódia. Na próxima semana, seguirá para Sertânia, dentro de um cronograma que deve alcançar mais de 30 municípios pernambucanos.
Segundo Gabriel, a governadora Raquel Lyra decidiu implementar o projeto a partir da percepção da carência de serviços de saúde especializados para mulheres em diversas regiões.
“É uma iniciativa que vem do olhar sensível da governadora como mulher, que identificou a necessidade de garantir esse cuidado em saúde de forma mais próxima da população”, afirmou.
As mulheres interessadas em agendar ou acompanhar o calendário da Carreta da Mulher Pernambucana podem acessar o perfil oficial da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco no Instagram (@saudepe), onde semanalmente são divulgados os itinerários e locais de atendimento.
Em Arcoverde, os serviços seguem disponíveis até sábado, na Praça Winston Siqueira, conhecida como Praça da Virgínia Guerra.
Da redação/Itapuama FM.
Imagens: @joaofcf.
Edição: @m.sdrade.
2_edited.png)
Comentários