Governo diz que Pernambuco teve redução de 11 por cento nos crimes violentos e seis por cento nos roubos no primeiro semestre
- Michael Andrade
- há 2 horas
- 1 min de leitura

Pernambuco registrou uma redução de 11% nas mortes violentas intencionais durante o primeiro semestre de 2025, alcançando o segundo menor índice desse tipo de crime desde o início da série histórica. Também houve queda nos crimes patrimoniais: os registros de roubos diminuíram 6,3%, totalizando 16.102 ocorrências nos seis primeiros meses do ano — o menor volume já contabilizado para o período.
Os dados foram divulgados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual. Representantes das polícias Civil e Militar de todas as regiões participaram do encontro.
A governadora Raquel Lyra atribuiu os resultados ao programa Juntos pela Segurança, destacando investimentos em tecnologia, monitoramento por vídeo e inteligência policial. Ela anunciou ainda que o governo estadual nomeará 2.400 praças da Polícia Militar em agosto, com previsão de nomeação de oficiais nos meses seguintes e mais 2.400 praças em fevereiro de 2026.
A governadora também informou que o Estado firmou novo contrato de videomonitoramento e adquiriu softwares voltados à prevenção e investigação de crimes. Segundo ela, essas ações contribuíram para a redução contínua de homicídios e crimes contra o patrimônio nos últimos 13 meses.
As regiões Metropolitana, Agreste e Zona da Mata também apresentaram os menores índices de mortes violentas intencionais em toda a série histórica, reforçando a tendência de queda no número de crimes no estado.
Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Rádio SEI de Notícias.
Conversa, tá aumentando.