Governo tenta reverter tarifa de 50% dos EUA
- Michael Andrade

- 28 de jul. de 2025
- 1 min de leitura

O governo brasileiro está buscando reverter a tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais, prevista para entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto. Em videoconferência com o secretário do Comércio norte-americano, Howard Lutnick, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu o diálogo comercial e criticou a interferência ideológica nas negociações bilaterais.
Durante o encontro, que teve duração de cerca de 50 minutos, Alckmin destacou o desequilíbrio nas trocas comerciais, citando o setor farmacêutico como exemplo. Em 2023, o Brasil exportou US$ 145 milhões em medicamentos para os Estados Unidos, enquanto as importações do setor somaram quase US$ 2 bilhões.
Além da tentativa de negociação, o governo brasileiro aposta no incentivo à internacionalização de empresas. Está prevista para a próxima semana a sanção do programa Acredita Exportação, que permitirá a devolução de tributos pagos por empresas que atuam no comércio exterior. O objetivo é ampliar a participação do Brasil no mercado internacional.
Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Rádio Web









Comentários