Lula não vai sancionar projeto que aumenta número de deputados
- Michael Andrade

- 8 de jul.
- 1 min de leitura

O presidente Lula (PT) admitiu a ministros e aliados que não vai sancionar o projeto que eleva o número de deputados federais, de acordo com informações da rádio CBN. O texto, aprovado pela Câmara e pelo Senado em 25 de junho, aumenta em 18 o número de deputados federais. Lula tem até o dia 16 de julho para sancionar ou não o projeto.
Com a decisão, Lula pode seguir por dois caminhos: vetar integralmente o projeto; ou não vetar, nem sancionar, permitindo que o Congresso promulgue o texto. Uma fonte do Palácio do Planalto afirmou que o presidente busca o equilíbrio entre a conveniência do discurso e o desgaste político para decidir qual caminho tomar.
De um lado, Lula quer reforçar o discurso em defesa da responsabilidade fiscal e contra o privilégio dos mais ricos, usado para defender o reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Com o veto, Lula faria um aceno à população, mas ampliaria o desgaste com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos).
Por outro lado, uma ala do Planalto defende que o presidente não faça nenhum gesto e evite, assim, mais embates com o parlamento. Atualmente, o Executivo vive um embate com o Congresso Nacional devido ao projeto de reajuste do IOF.
O Congresso aprovou em 25 de junho a proposta de lei que aumenta de 513 para 531 o número de vagas para deputados federais. A estimativa é que a medida gere um impacto de R$ 64,6 milhões por ano aos cofres públicos.
Da redação Itapuama FM.
2_edited.png)



Comentários