top of page

Número de feminicídios em Pernambuco já supera todo o ano passado

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O número de feminicídios registrados em Pernambuco até o fim de novembro já ultrapassa todo o ano de 2024. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que 82 mulheres foram mortas por sua condição de gênero desde janeiro. No ano passado, foram contabilizados 76 feminicídios — 68 deles nos primeiros 11 meses — o que representa um aumento de 20,5% no comparativo.


Nos últimos 15 dias, dois crimes chocaram o Grande Recife. No dia 29 de novembro, Isabele Gomes de Macedo, de 40 anos, morreu após um incêndio provocado pelo marido. Já na terça-feira (9), Priscila Carla Pimentel, de 32 anos, foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro. Em ambos os casos, as vítimas dependiam financeiramente dos agressores.


Segundo a professora de Sociologia Liana Lewis, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a dependência econômica ainda é um dos fatores que mantêm mulheres em relações violentas. Ela afirma que enfrentar o que classifica como uma “epidemia de feminicídios” exige ampliar políticas públicas voltadas à qualificação profissional e autonomia financeira feminina.


A escalada da violência tem mobilizado ruas em todo o Brasil. No último fim de semana, um protesto nacional reuniu milhares de pessoas. No Recife, a manifestação ocorreu no domingo (7), reunindo grupos que marcharam pelo Centro da cidade cobrando ações mais efetivas de combate à violência de gênero e proteção às mulheres.


Fale com nossa redação: (87) 9 9952-5260.


Da redação Itapuama FM, com informações da Agência de Rádio Conexão Notícias




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page