Pesquisa mostra que Bolsa Família reduz casos e mortes por Aids em mulheres
- Michael Andrade

- 18 de ago.
- 1 min de leitura

Um estudo internacional publicado na revista Nature Human Behavior indica que o programa Bolsa Família contribuiu para reduzir casos e mortes relacionados ao HIV entre mulheres em situação de vulnerabilidade. A pesquisa foi conduzida pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona, na Espanha, em parceria com outras instituições, utilizando dados de mais de 12,3 milhões de mulheres, entre mães e filhas de baixa renda.
Segundo os pesquisadores, o Bolsa Família esteve associado a uma diminuição de 47% na incidência de AIDS e de 55% na mortalidade relacionada à doença entre as filhas. Já entre as mães, as reduções foram de 42% nos novos casos e de 43% nas mortes.
No recorte de mulheres em múltiplas vulnerabilidades - como mães negras ou pardas em extrema pobreza - a queda foi ainda maior, com redução de 56% na incidência de AIDS. Para os autores do estudo, as condicionalidades do programa, como frequência escolar, realização de exames de rotina e participação em atividades de prevenção em saúde, tiveram papel determinante nesses resultados.
Da redação Itapuama FM.
Informações: Agência Rádio Web.
Imagem/ Reprodução.
2_edited.png)
Comentários