Programa Qualifica PE leva cursos profissionalizantes a presídios de Pernambuco
- Michael Andrade
- 11 de set.
- 1 min de leitura

O Governo de Pernambuco está ampliando as oportunidades de capacitação para pessoas privadas de liberdade. Por meio do programa Qualifica PE, em parceria com o SENAC e integrado ao Novos Passos, estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes em diversas unidades prisionais do Estado.
As formações incluem áreas como culinária (bolos, tortas e cozinha brasileira), beleza (corte de cabelo masculino, design de barba e unhas em gel), além de outros serviços. Segundo o gerente-geral de Ressocialização da CEAP, Augusto Salles, a iniciativa representa uma chance concreta de reinserção social, garantindo certificados que poderão facilitar o acesso ao mercado de trabalho após o cumprimento da pena.
Somente em setembro de 2025, já foram realizados mais de 10 cursos em presídios da Região Metropolitana e do interior, como Buíque, Vitória de Santo Antão, Petrolina, Caruaru, Abreu e Lima e Recife. As turmas, com até 25 alunos, possuem carga horária de 30 a 60 horas-aula, unindo teoria e prática voltadas ao mercado.
A expectativa é de que cerca de mil internos sejam beneficiados até o final do ano, fortalecendo a empregabilidade e contribuindo para a redução da reincidência criminal em Pernambuco.
Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Rádio SEI de Notícias.
Comentários