TRE-PE julga nesta quinta (13) manutenção da inelegibilidade do delegado Rossine até 2032
- Michael Andrade

- 13 de nov.
- 1 min de leitura

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julga, às 9h30 desta quinta-feira (13), o recurso que pode confirmar a inelegibilidade por oito anos do delegado Rossine Blesmany (Podemos). Ele foi condenado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2024 em Pesqueira, no Agreste.
A sentença de primeira instância, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), também declarou inelegíveis José Alexandre (proprietário da TV Pesqueira/Jaff Mix), Cleiton Mendonça (administrador do perfil “Direita Pesqueira”) e Francisco Damião da Silva, o Chico Lopes, apresentador das lives “Pesqueira Nua e Crua”.
O juiz apontou a existência de uma estrutura organizada de desinformação, envolvendo perfis falsos, deepfakes, lives caluniosas, showmício disfarçado, propaganda ilegal e fake news. Mesmo após decisões para remoção de conteúdos, os réus mantiveram as publicações, acumulando mais de R$ 65 mil em multas. Também foi comprovado repasse não declarado de R$ 48 mil à TV Pesqueira, conforme divulgado pelo Blog do Elielson (CBN Recife).
O Ministério Público Eleitoral defende a manutenção da inelegibilidade até 2032, afirmando que as condutas praticadas “extrapolaram o debate democrático” e comprometeram a legitimidade do pleito. A decisão, segundo o MPE, reforça que eleições não podem ser vencidas por meio de mentiras, difamação e manipulação digital.
O julgamento é considerado um marco para a defesa da democracia local. A decisão ainda pode ser objeto de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
📞 Fale com nossa redação: (87) 9 9952-5260.
Da redação Itapuama FM, com informações do portal Pesqueira em Foco.
2_edited.png)

Comentários