top of page

Apevisa divulga nota técnica e orienta população sobre risco de metanol em bebidas adulteradas


Imagem/ Reprodução
Imagem/ Reprodução

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), em conjunto com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária e a Secretaria Executiva de Atenção à Saúde, divulgou nesta quarta-feira (1º) uma nota técnica com orientações sobre os riscos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas.


O documento reforça a necessidade de padronização e intensificação das fiscalizações realizadas pelas vigilâncias sanitárias municipais em distribuidoras e estabelecimentos comerciais de bebidas. A medida busca prevenir novos casos de intoxicação registrados recentemente no estado.


A nota técnica também orienta que casos suspeitos sejam notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE). Além disso, recomenda a busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas adulteradas e a capacitação das equipes de saúde para o manejo clínico adequado.


À população, a Apevisa reforça a importância de observar indícios de adulteração, como ausência de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), falta de rótulo completo ou lacre violado. A orientação é comprar apenas em locais confiáveis, evitar drinques prontos de origem duvidosa e desconfiar de produtos com preços muito abaixo do mercado.


Da redação Itapuama FM, com informações Agência Rádio SEI de Notícias


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page