top of page

A partir desta quinta (6), Arcoverde recebe o 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste

Atualizado: 5 de nov.


ree


Arcoverde volta a pulsar cultura e tradição com a chegada do 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste, que acontece de 6 a 9 de novembro. O evento celebra a identidade cultural do Sertão e reúne arte, música, gastronomia, literatura e inovação em uma programação gratuita e distribuída por diversos espaços da cidade — entre eles o Sesc Arcoverde, a Praça Winston Siqueira e o Largo do Cecora.


Durante quatro dias, o público poderá acompanhar shows, cortejos, feiras, oficinas, lançamentos de livros, mostras, exposições e aulas-show, reafirmando Arcoverde como polo da cultura nordestina e berço do samba de coco.



Quinta-feira (6): cortejo de abertura e show de Maciel Salú com grupos de coco


A abertura oficial do festival acontece nesta quinta (6), a partir das 17h, com o Cortejo de Abertura, que sai da Estação da Cultura em direção ao Sesc Arcoverde, reunindo uma grande celebração das tradições locais.


Entre os grupos participantes está o Maracatu Batuque do Sertão, marcando oficialmente a volta das atividades do grupo após um período de pausa. O cortejo contará ainda com grupos de coco, artistas locais e coletivos culturais, que vão colorir as ruas de Arcoverde com ritmos e expressões do patrimônio imaterial do Nordeste.


Às 18h, ocorre a Cerimônia de Abertura, com entrega de placa em homenagem ao professor Antônio Inocêncio de Lima, seguida da Cena Gastrô – “Sabores que Contam Histórias”, no Teatro Geraldo Barros, e da Exposição “Brinquedos de Terreiro”, na Galeria Alder Júlio Ferreira Calado.


A partir das 20h10, o público acompanha o lançamento do álbum “Na Batida do Surdo e no Balanço do Ganzá”, do Selo Sesc Pernambuco, e o lançamento do Pisada Cast, com shows de Maciel Salú e grupos tradicionais como Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Trupé, Irmãs Lopes, Pisada Segura, Quebra Coco Aliança, Fulô do Barro e Coco Erêmin, encerrando a noite com o espetáculo “Conexões – En’Cantos de Coco”.


Sexta-feira (7): Tonny Garrido, Renata Rosa e o livro “Mundo Livre S/A 4.0”


A programação segue na sexta com encontros culturais e atividades formativas. Às 14h, o Teatro Geraldo Barros recebe a roda “Nas Giras do Coco – Mesmo Chão e Muitas Pisadas”, com Coco do Rosário (PE) e grupos locais, sob mediação de Amanda Lopes.


Às 17h, o escritor Pedro de Luna lança o livro “Mundo Livre S/A 4.0 – Do Punk ao Mangue”, na Biblioteca José Lins do Rêgo, obra que resgata a trajetória da banda símbolo do movimento manguebeat pernambucano.


A partir das 17h, a Feira Giro Criativo toma conta da Praça Winston Siqueira, reunindo expositores, artistas e empreendedores criativos. Entre as presenças confirmadas está a artesã Doriana Alves (Doces & Sabores), que apresentará uma edição especial de kits temáticos em homenagem aos mestres do coco de Arcoverde — Mestre Assis Calixto, Mestra Severina Lopes e Mestre Cícero Gomes.


Na parte musical, destaque para o Coco Fulô do Barro convidando Renata Rosa (19h, Largo do Cecora), Coco Irmãs Lopes (20h30, Praça Winston Siqueira), e o aguardado show de Tonny Garrido, às 22h, no Palco Conexões, fechando a noite com muita energia e diversidade sonora.


Sábado (8): Rachel Reis, Stenio Neves e o desfile Veste Cena


O sábado será marcado por uma intensa programação. Pela tarde, o Teatro Geraldo Barros recebe o lançamento do edital Inova Cultura, da Sudene e Ministério da Cultura, e o debate Papo Criativo – Mercado da Cultura e Cultura Popular, mediado por Rudimar Constâncio.


Na Biblioteca José Lins do Rêgo, ocorre o lançamento do livro “A Lucidez das Mulheres Loucas”, de Juliana Aguiar, seguido da Rodada de Negócios Criativos, mediada por Rayssa Soares.


Na Praça Winston Siqueira, o público confere o Desfile Veste Cena, a Feira Giro Criativo e apresentações de Senhores da Terra, Trupé de Arcoverde, Quebra Coco Aliança com Mestre Barrão, e o Samba de Coco Raízes de Arcoverde com Mestre Zezinho de Casa Amarela.


No Largo do Cecora, a noite será encerrada com Stenio Neves (22h) e o show da baiana Rachel Reis, às 23h30, apresentando a turnê “Divina Tour”, que mistura pop, MPB e ritmos afro-brasileiros.


Domingo (9): Limão com Mel encerra o festival com romantismo e tradição


O último dia do festival será dedicado ao encontro entre gerações da música nordestina. A programação começa com Leyde do Banjo e as Mari’s do Samba, Andynho Cantor, Cacau & Lulu e o Manguebitinho, e segue com a apresentação do coletivo MAMA – Movimento Arcoverdense de Música Autoral.


O mestre Assis Calixto lança o livro “A Verdadeira História da Família Calixto”, reforçando a presença da literatura de raiz no evento. Também haverá contação de histórias, com Roosel Neto e a Tropa do Balacobaco, e apresentações de Coco Pisada Segura com Bongar, Coco Erêmin e Coco de Malandro com Marron Brasileiro.


Encerrando o festival em grande estilo, a banda Limão com Mel se apresenta às 22h, no Palco Conexões (Largo do Cecora), trazendo os clássicos do forró romântico e finalizando quatro dias de celebração à cultura popular do Sertão.


Uma celebração da identidade sertaneja


O Festival Na Pisada dos Cocos do Nordeste é uma realização do Sesc Pernambuco, em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Arcoverde, a ACA (Associação Cultural de Arcoverde) e o COCAR, com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, além do apoio de empresas e instituições privadas que acreditam na força da economia criativa e da cultura do Sertão.


Arcoverde | quinta (6) a domingo (9 ).

Evento gratuito


Fale com nossa redação: (87) 9 9952-5260


Da redação Itapuama FM, Michael Andrade

Imagens/ Sesc Divulgação

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page