Acidentes no Rocha: DNIT diz que em até 15 dias sinalização na BR-232 estará finalizada
- Zalxijoane Ferreira
- 15 de set.
- 3 min de leitura

Uma comissão de vereadores, representantes da Arcotrans e do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto (CRPAM) estiveram na manhã desta segunda-feira (15) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para solicitar medidas urgentes de sinalização no trecho urbano da BR-232 em Arcoverde.
A comissão foi recebida no DNIT pelo engenheiro civil Ademilton Fernandes, diretor da Unidade Local do DNIT em Arcoverde.
O vereador Luciano Pacheco apresentou ao diretor do DNIT as demandas da população para que haja mais segurança para quem transita pela BR, entre o Loteamento Rocha e o bairro Sucupira.
"O que nos traz aqui é o problema seríssimo que estamos vivendo com a insegurança para quem transita na BR-232 em Arcoverde. Só na última semana, foram dois acidentes com três vítimas fatais. Então nós estamos trazendo todas os requerimentos - de 2023 pra cá - cada vereador preocupado com essa questão", destacou Pacheco.
Segundo Luciano Pacheco, muitos acidentes podem ser evitados com a iluminação do local, além das sinalizações verticais e horizontais.
"Veja que Gravatá tem, Bezerros tem, Caruaru, toda tem. Toda tem essa iluminação evitaria muito os acidentes com animais que eles saem direto na margem para a pista. É um perigo muito grande. Além dos redutores de velocidade, precisamos de iluminação, entre a Faculdade de Medicina e o Serrano", enfatizou.
Luciano também destacou que a população precisa de uma resposta urgente para essas demandas.
"A palavra que nos traz aqui é desespero. Nós viemos saber o que o DNIT pode fazer para solucionar esses problemas já para amanhã, porque nós não temos mais o que dizer à população, mas continuamos sendo cobrados", lamentou Luciano.

Ademilton Fernandes, diretor do DNIT em Arcoverde se comprometeu em realizar os ajustes necessários num prazo de até 15 dias. Ele esteve no local (nas proximidades do Loteamento Rocha) com uma equipe técnica do Departamento e representantes das construtoras que estão responsáveis pelas obras - Instale Engenharia e Esse Engenharia - antes do encontro desta segunda. Uma empresa vai cuidar da sinalização e a outra da fabricação das lombadas físicas.
"O ideal seriam as lombadas eletrônicas, porque como tem multa, os motoristas respeitam mais. Porém, no momento nós não estamos podendo instalar lombadas eletrônicas. Mas faremos as lombadas físicas", explicou o diretor.
Segundo ele, durante essa semana, as empresas - Instale e Esse - já vão começar a fazer a parte de sinalização vertical e as lombadas físicas (entre o Rocha e a Faculdade de Medicina). Serão instaladas quatro lombadas físicas com as suas respectivas sinalizações e sonorizadores.
Os vereadores levaram, numa solicitação assinada pela comissão presente, o pedido para que sejam instaladas lombadas entre o Novo Atacarejo e o Loteamento Rocha, em locais específicos: na altura do DNIT, na entrada do bairro Coliseu, nas proximidades do Nosso Atacarejo e entre o Aeroporto e a Faculdade de Medicina.
Leia Mais: Moradores do Loteamento Rocha realizam protesto e cobram ações urgentes na BR-232, em Arcoverde
Iluminação
Sobre a iluminação da BR no perímetro urbano, o diretor do DNIT explicou que a responsabilidade é da Prefeitura de Arcoverde, com autorização do DNIT, já que a taxa de iluminação pública - paga na conta de luz pela população - é repassada diretamente para as prefeituras.
"Nós autorizamos as instalações dos postes para iluminação pública, mesmo sendo na BR, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Vocês apresentam aqui um projeto mostrando o que precisa ser feito, que o DNIT autoriza, inclusive postes ornamentais", explicou Ademilton
O diretor da Unidade Local do DNIT finalizou explicando que a alça que dá acesso ao Loteamento Rocha - atravessando a BR-232 - é de responsabilidade da Construtora, Rocha, com sede em Salgueiro, responsável pela construção do condomínio. O engenheiro, inclusive, já disponibilizou o material necessário para esse serviço. Os moradores presentes se comprometeram em resolver essa demanda junto à construtora.
Estiveram presentes no DNIT, representando a Câmara de Vereadores, o presidente da Casa, Luciano Pacheco e os vereadores João Marcos, Paulinho Galindo, Claudelino e Luiza Margarida; representando os moradores do Loteamento Rocha, Lucivaldo e Helenita; da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti e do CRPAM, Darly Macena, Flaviane Alves, Liliane Tavares e Ana Cristiane Carvalho.
Confira a matéria completa:
Da redação/Itapuama FM. Imagens: Michael Andrade.
Comentários