Alerta em saúde: Tuberculose matou 6 mil pessoas no Brasil em 2024
- Zalxijoane Ferreira

- 15 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Se você tem tosse seca ou com secreção por três semanas ou mais, acompanhada de febre no fim da tarde, cansaço e falta de apetite, é hora de procurar atendimento. Esses sintomas podem indicar tuberculose.
Procure uma unidade de saúde e faça o teste rápido molecular para o diagnóstico. O Raio X de tórax também pode confirmar a suspeita clínica desta doença secular, que no Brasil ainda tem dados alarmantes.
O Ministério da Saúde informou que, em 2024, foram mais de 85 mil casos em todo o país e seis mil mortes. O Rio de Janeiro lidera os registros, com mais de 18 mil casos no ano passado. Só neste ano, até 12 de agosto, já são quase 10 mil notificações.

A coordenadora geral de Vigilância da Tuberculose, do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhom, explicou que o aumento dos casos de tuberculose nos últimos três anos, está relacionado à pandemia de covid-19, que causou a sobrecarga dos serviços de saúde, acarretando em diagnósticos tardios e tratamentos interrompidos.
Mas que, o Programa Brasil Saudável, criado há dois anos, está fortalecendo as estratégias, inclusive com repasse de verba aos estados, para reverter esses números.
A pneumologista da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcolmo, vai além ao considerar inadmissível que as pessoas com sintomas da doença não procurem uma unidade de saúde pública, onde todo tratamento é gratuito.
O tratamento da tuberculose dura, no mínimo, seis meses, é gratuito e está disponível, exclusivamente, no SUS. São utilizados quatro medicamentos. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final.
Da redação/Itapuama FM. Informações: Agência Brasil.









Comentários