Carreta da Mulher chega a Arcoverde com serviços gratuitos de saúde feminina
- Zalxijoane Ferreira

- 1 de set.
- 2 min de leitura

A Carreta da Mulher Pernambucana estaciona a partir desta segunda-feira (1º) em Arcoverde, com uma série de serviços gratuitos de saúde voltados para as mulheres.
A ação, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, acontece até o próximo sábado, dia 6 de setembro, na Praça Virgínia Guerra, das 8h às 17h.
O projeto busca garantir atenção integral à saúde da mulher, oferecendo exames de prevenção e acompanhamento com profissionais especializados, de forma gratuita e acessível. Durante os seis dias de atendimento, a população feminina terá acesso a serviços como:
Mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, sem necessidade de requisição médica. Para outras faixas etárias, é exigida solicitação médica, identidade e cartão do SUS;
Ultrassonografia de mama, mediante apresentação de requisição médica;
Colposcopia, indicada para quem já fez exame de Papanicolau (citologia oncótica) ou teste de HPV com alteração;
Biópsias de nódulos de mama guiadas por ultrassom;
Biópsias de lesões do colo do útero;
Consultas especializadas com mastologista e ginecologista.

Em Arcoverde, a Carreta da Mulher Pernambucana chega acompanhada de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, que também vai oferecer atendimentos paralelos para a população, ampliando o alcance da iniciativa.
Segundo o gestor da VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres), Dayvison Amaral, a presença da Carreta representa um salto importante na garantia de cuidados para a população feminina da região:
“É cuidado de qualidade, na porta de casa, com equipamentos modernos e profissionais preparados para acolher e cuidar. E nesta semana o trabalho é ainda maior: além dos atendimentos da Carreta, a Prefeitura também estará ofertando diversos serviços para a população ali do ladinho da Carreta através da Secretaria de Saúde”, destacou.

A Carreta da Mulher já percorreu diversas cidades de Pernambuco, levando atendimento humanizado e tecnologia de ponta para o diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama e de colo do útero.
Em Arcoverde, a expectativa é atender centenas de mulheres durante a semana, garantindo mais acesso à saúde pública de qualidade.
Da redação/Itapuama FM. Fonte: A Folha das Cidades.
Fotos: Juliano César/Ascom/Secretaria de Saúde de Arcoverde.
2_edited.png)
Comentários