top of page

Elvira Freitas expõe em Arcoverde a sua "Arcoverde to the moon"

ree

A pintora arcoverdense Elvira Freitas Lira anunciou, através das suas redes sociais, que a sua exposição "Arcoverde to The Moon" chega à sua terra natal durante o Festival Pernambuco Meu País, que acontece em Arcoverde entre os dias 29 e 31 de agosto.


"ARCOVERDE TO THE MOON em Arcoverde. 29 a 31 de agosto @festivalpernambucomeupais @culturape 🌈 é um sonho 🌌", comemorou a artista em seu perfil no Instagram.


A exposição estreou em março do ano passado em São Paulo, durante a ocupação artística, que foi instalada nos 9 andares do edifício Edifício Misericórdia na região central da cidade, com uma variedade de exposições, atividades e experiências. Elvira Freitas ocupou o 7º andar do tradicional edifício.


Perfil - Elvira Freitas Lira, natural de Arcoverde (PE), é filha do cantor e compositor Lirinha e da produtora cultural Naruna Freitas. Ela, que é pintora autodidata desde a infância, morou em Arcoverde até os 14 anos, depois em Olinda, até ir para São Paulo com 19 anos. Hoje transita entre Sudeste e Nordeste. Participou de 3 exposições coletivas, sendo uma delas no museu Murilo La Greca, no Recife, em 2022. Em abril de 2023, realizou sua primeira exposição individual em Belo Horizonte.


O trabalho da artista aborda as situações familiares do universo feminino contemporâneo dentro da pintura. Ela retrata dualidades que permeiam a experiência de ser mulher no mundo, explorando tanto a doçura quanto a violência presente nessa vivência. Além dessa abordagem universal, sua obra carrega a particularidade de ser influenciada pela cultura popular nordestina, resultando em uma espécie de “POP art sertaneja”. Elvira trabalha principalmente com pintura acrílica e óleo, e vem explorando outros espaços como a literatura, com a feitura de poemas.


ree

Desde criança, Elvira encontrou na pintura uma forma de diversão essencial, no entanto, sua trajetória tomou um novo rumo quando ela chegou a São Paulo, em 2018, onde começou a explorar de forma integral o contato cotidiano com a feitura dessa arte, trabalhando com assistência de pintura e produzindo telas para vender. Sua obra é fruto de um repertório independente e autoral, que combina elementos simbólicos, estranhos e naturais, muitos deles provenientes da cultura pop e de massa. Ela transforma o espaço pictórico em um campo aberto para debates políticos, sempre com uma orientação centrada no feminino.


Siga Elvira Freitas no Instagram.


Conheça mais sobre Elvira Freitas no vídeo produzido pela Do Rio Filmes.



Da redação/Itapuama FM. Imagens: Reprodução/Instagram. Fonte: Portal Prêmio Pipa.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page