top of page

Pela paz no ambiente escolar: Psicólogo leva projeto voluntário de comunicação não violenta para escolas de Arcoverde

O psicólogo Diego Siqueira de Albuquerque vai iniciar formações e palestras essa semana em 14 escolas estaduais e municipais.
O psicólogo Diego Siqueira de Albuquerque vai iniciar formações e palestras essa semana em 14 escolas estaduais e municipais.

O psicólogo e analista em gestão  educacional, Diego Siqueira de Albuquerque, vai levar para 14 escolas municipais e estaduais de Arcoverde, o Projeto Escolas de Mãos Dadas pela Paz.


De forma voluntária, o profissional tem como objetivo promover uma cultura de paz e um ambiente escolar seguro e inclusivo, através de ações como a prevenção e o combate a atos de violência com a Comunicação Não Violenta (CNV).


Com o aumento dos casos de violência em escolas de Arcoverde, de Pernambuco e do Brasil, a ideia é realizar um intercâmbio entre os estudantes, com a proposta de uma troca de experiências vivenciadas em diferentes realidades. O projeto também conta com o apoio dos estudantes de psicologia, José Wellberlan Da Silva Ramos e Marcela Job Oliveira.


As escolas municipais participantes do projeto são: Escola Municipal Severina de Souza Bradley, em Caraíbas; Escola Municipal Manoel Lumba, em Aldeia Velha; Escola Municipal João Batista Cruz Barros e o Centro de Ensino Integral Ivany Rodrigues Bradley .


Já as escolas estaduais são: Erema; Escola Técnica Estadual; Escola Lions; Escola Antônio Japiassú, Escola Senador Vitorino Freire, Escola Monsenhor José Kherle; Escola Santa Cecília; Escola Edson Régis; Escola Industrial e Escola Carlos Rios.


Entre as ações previstas estão a criação de um fluxo de apoio psicossocial para os alunos e funcionários, acolhendo vítimas e testemunhas de violência e promovendo o bem-estar emocional na comunidade escolar; além do desenvolvimento de ações e atividades que fomentem o respeito às diferenças, a solidariedade e a não-violência no cotidiano escolar. 


Também está prevista a mobilização com os pais, alunos, professores e a sociedade em um esforço conjunto para construir um ambiente mais seguro e colaborativo. 


As visitas às escolas participantes já começaram e seguem até o dia 15 de outubro. Em seguida está prevista a formação dos alunos e das equipes pedagógicas; intercâmbio entre as escolas e, no final, a apresentação dos resultados.


Ouça o conteúdo com o repórter Thyago Rezende:


Audio cover
Comunicação Não Violenta nas escolas de Arcoverde - Thyago Rezende

Da redação/Itapuama FM. Foto: Reprodução/Instagram.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page