Primeira ambulância do SAMU chega a Arcoverde e marca avanço na implantação do serviço
- Zalxijoane Ferreira

- há 9 horas
- 2 min de leitura

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arcoverde avançou com a chegada da primeira ambulância que fará parte da estrutura do serviço no município.
O veículo, uma Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma UTI móvel, foi obtido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), do Governo Federal.
De acordo com a Prefeitura de Arcoverde - por meio de nota da Secretaria de Comunicação (Secom) - a aquisição da ambulância integra as ações para implantação do SAMU, compromisso anunciado em julho de 2025. A segunda viatura, uma Unidade de Suporte Básico (USB), tem previsão de chegada nas próximas semanas.
A Secretária Municipal de Saúde, Maria Clara Melo, recebeu a ambulância e destacou que o momento representa um passo importante para que o SAMU entre em funcionamento no município.
Paralelamente à aquisição dos veículos, a Prefeitura também informou que está providenciando a instalação da base operacional do SAMU, que contará com espaço para abrigar as ambulâncias e as equipes responsáveis pelos atendimentos.
A gestão municipal também anunciou que vai realizar um processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Os profissionais deverão passar por treinamento específico antes do início das atividades.
A implantação do serviço ocorrerá por meio do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), integrando Arcoverde à rede regional de atendimento às urgências e emergências.
Para o prefeito Zeca Cavalcanti, a chegada da primeira ambulância representa o cumprimento de um compromisso assumido e destacou que a expectativa é concluir a estrutura necessária para colocar o serviço em operação após o recebimento da segunda unidade.
Quando estiver em funcionamento, o SAMU deverá ampliar a capacidade de atendimento às ocorrências de urgência e emergência no município, com a proposta de reduzir o tempo de resposta e fortalecer a assistência pré-hospitalar à população.
Histórico
O SAMU é uma política nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi criado a nível nacional em 2003. Sua expansão e execução oficial em estados e municípios começaram após a assinatura do Decreto nº 5.055 em 27 de abril de 2004.
O funcionamento do Serviço depende da atuação conjunta de União, estados e municípios.
Os veículos e a política de expansão vêm do Novo PAC e do Ministério da Saúde. Cabe ao município apresentar propostas, organizar base, equipe, estrutura e funcionamento.
A população deve cobrar prazo de funcionamento, base descentralizada, equipe selecionada, escala definida, integração com a regulação e atendimento efetivo.
Da redação/Itapuama FM. Informações e imagem: Secom/PMA e Portal Estopim.




Comentários