top of page

TCE autoriza auxílio-saúde para vereadores, mas impõe regras rigorosas

As câmaras municipais podem conceder auxílio-saúde desde que observados quatro requisitos essenciais. (Foto: Reprodução/Portal TCE-PE).
As câmaras municipais podem conceder auxílio-saúde desde que observados quatro requisitos essenciais. (Foto: Reprodução/Portal TCE-PE).

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) estabeleceu novas diretrizes para a concessão de auxílio-saúde a vereadores e servidores das câmaras municipais.


Em decisão unânime durante a 21ª Sessão Ordinária Presencial do Pleno, realizada em 18 de junho, os conselheiros responderam a consulta da Câmara Municipal de Feira Nova, criando um marco regulatório para esse tipo de benefício. A decisão foi publicada no Diário Oficial do órgão desta segunda-feira (30).


O Acórdão determina que as câmaras municipais podem conceder auxílio-saúde desde que observados quatro requisitos essenciais: criação por lei específica, caráter estritamente indenizatório (por meio de reembolso de despesas), respeito aos limites orçamentários constitucionais e fixação de valores com base nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.


Durante o julgamento, que contou com a presença de seis conselheiros, ficou estabelecido que o benefício pode ser estendido tanto a servidores efetivos e comissionados quanto aos próprios vereadores.


A decisão cria um precedente importante para as 184 câmaras municipais de Pernambuco, que agora contam com orientações claras sobre como implementar esse tipo de benefício sem violar as normas de controle externo.


Da redação/Itapuama FM.

Com informações do Blog de Nill Júnior.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page