Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária investiga e orienta sobre possíveis casos de intoxicação por metanol
- Michael Andrade

- 1 de out
- 1 min de leitura

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) iniciou nesta quarta (1º), uma operação de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas em todo o estado. A medida foi adotada após a notificação de três casos de intoxicação por metanol em homens do Agreste de Pernambuco. Dois deles, moradores de Lajedo, e outro de João Alfredo. Dois pacientes morreram e o terceiro recebeu alta hospitalar com perda da visão como sequela.
Além da fiscalização, a Apevisa recomendou que os casos suspeitos sejam registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e comunicados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE). A orientação também inclui a busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas adulteradas e a capacitação de equipes de saúde para o manejo clínico adequado.
A população é orientada a redobrar os cuidados: consumir bebidas apenas de locais idôneos, verificar rótulos e embalagens, não ingerir produtos com lacres violados e procurar atendimento médico caso sintomas persistam ou se agravem após o consumo.
O estado conta ainda com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-PE), que funciona 24 horas para atender consumidores e profissionais de saúde em situações de emergência, pelo número 0800 722 6001.
Da redação Itapuama FM, com informações Agência Rádio SEI de Notícias
2_edited.png)


Comentários