top of page

Tráfico humano: Fique alerta para promessa de emprego em rede social


Imagem: Marcelo Camargo Agência Brasil
Imagem: Marcelo Camargo Agência Brasil

Um pedido de casamento, uma vaga de emprego imperdível ou a chance de ser modelo ou jogador de futebol no exterior. Promessas como essas, que parecem oportunidades de ouro, podem na verdade ser o início de um pesadelo: o tráfico de pessoas.


A pesquisadora Sarah França, do Projeto Migrações e Fronteiras da Universidade de Brasília (UnB), alerta que esse tipo de crime muitas vezes se disfarça de sonho. “Geralmente eles se passam como benfeitores, pessoas honestas, justamente para criar oportunidades imperdíveis, que parecem perfeitas demais para ser verdade. Para que uma pessoa possa discernir, é necessário ter uma atitude crítica e observar os sinais de alerta. A pessoa que comece a desconfiar, é importante que ela busque ajuda.”


O crime não acontece apenas fora do país. Segundo a Secretaria de Justiça do Distrito Federal, Brasília é um dos destinos preferidos de aliciadores que atuam com tráfico humano interno, oferecendo falsas vagas de trabalho com promessas tentadoras.


Outro ponto de atenção são as redes sociais. Marina Bernardes de Almeida, coordenadora de Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, destaca: “A gente tem visto muito, e o último relatório aponta a questão do aliciamento por redes sociais e por aplicativo de mensagens. Então sempre desconfiar quando chegar algo por esses canais. Sempre verificar se tem contrato, as cláusulas desse contrato, se for possível, consultar um advogado pra verificar a veracidade do que está escrito ali.”


Como parte da política de enfrentamento, os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento Social lançaram um curso sobre o tema, voltado a profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Mais de 3 mil trabalhadores de todo o Brasil já foram certificados.


Fonte: Da redação Itapuama FM, com informações da Agência Brasil.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page