Uso da vitamina B12 no tratamento do autismo passa a ser analisado pelo Ministério da Saúde
- Zalxijoane Ferreira

- 27 de jan.
- 1 min de leitura

Uma solicitação encaminhada ao Ministério da Saúde pede a avaliação técnica da inclusão da terapia com Vitamina B12 nos protocolos clínicos do Sistema Único de Saúde (SUS) voltados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A proposta não trata de adoção imediata da substância, mas da abertura de uma análise baseada em evidências científicas, segurança, eficácia e custo.
A iniciativa foi apresentada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que defende a ampliação do debate técnico e científico sobre novas possibilidades terapêuticas.
Segundo ele, a proposta busca avaliar, com responsabilidade, alternativas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo e oferecer mais suporte às famílias.

Estudos nacionais e internacionais apontam que a Vitamina B12, especialmente na forma de metilcobalamina, pode atuar como terapia complementar, com possíveis melhorias clínicas e metabólicas e perfil de segurança considerado aceitável.
Pesquisas publicadas em revistas científicas especializadas destacam benefícios associados ao uso da substância, além de revisões que reúnem evidências sobre sua aplicação como apoio ao tratamento.
Da redação/Itapuama FM. Informações: Dyogo Bastos, da Agência de Rádio Conexão Notícias.









Comentários