top of page

É nota 1.000 na redação! Pernambucano diz que "ficou em êxtase" quando soube da sua nota


O pernambucano Wellington Ribeiro, de 19 anos, é um dos dois pernambucanos que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O rapaz, que pretende fazer direito, contou que o resultado foi descoberto de forma inesperada, após o aviso de uma amiga durante a madrugada desta sexta-feira (16).


“Foi de surpresa. Uma amiga me avisou que a tinha saído as notas por volta de 00h50. Quando eu entrei para ver, eu me assustei. Fiquei em êxtase”, disse.

O tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Wellington explicou que utilizou referências literárias, históricas e sociológicas para construir a argumentação.


“Meu repertório foi Clarice Lispector, com o conto ‘Feliz Aniversário’. Eu puxei para o eixo histórico e citei a Lei dos Sexagenários, que excluiu os idosos e citei os idosos escravizados”, afirmou. No segundo parágrafo de desenvolvimento, ele acrescentou outro autor. “No movimento dois, citei o sociólogo Rui Braga.”

No dia da prova, Wellington contou que sua estratégia foi observar primeiro o tema da redação.


“Eu sempre começo vendo o tema, porque, geralmente é um susto. Esse ano, para mim, foi um alívio”, disse. Em seguida, resolveu a prova de Linguagens e alternou o tempo entre as questões e a escrita do texto. “Eu fui fazendo Linguagens e redação, trocando, e deixei Matemática para depois.”

A preparação para o Enem incluiu o curso da professora arcoverdense Fernanda Pessoa (na foto com Wellington) do Curso Fernanda Pessoa, na rua Benfica, área central do Recife.


“Eu fiz cursinhos aqui na cidade e a maioria deles foi presencial, porque tenho mais facilidade quando a aula está acontecendo na minha frente”, afirmou. Na reta final, a rotina foi intensificada.


Residente do bairro de Campo Grande, na zona Norte do Recife e formado no ensino médio aos 18 anos, Wellington dedicou um ano exclusivamente à preparação. “Esse foi meu primeiro ano de cursinho”, contou. Atualmente, ele tem 19 anos.


Com o resultado, Wellington agora aguarda os próximos passos para o ingresso em uma universidade pública. “É um momento de muita alegria”, concluiu.


Da redação/Itapuama FM.

Foto: Reprodução/#fernandapessoa.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page