Eleição do novo Papa: regras, limites e quem está apto a assumir o trono de Pedro
- Michael Andrade
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Informações/ Michael Andrade, redação Itapuama FM

Com a proximidade do Conclave que elegerá o novo líder da Igreja Católica, crescem as dúvidas sobre quem pode ser escolhido Papa. De acordo com a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada em 1996 pelo Papa João Paulo II, qualquer homem batizado, em comunhão com a Igreja, pode ser eleito para ocupar o trono de São Pedro. Caso o escolhido não seja bispo, deverá ser ordenado imediatamente, uma vez que o Papa também assume a função de bispo de Roma.
Embora não exista uma idade mínima ou máxima para ser eleito Papa, há regras que limitam quem pode participar da votação. Apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar no Conclave. Atualmente, segundo o Vaticano, há 252 cardeais em todo o mundo, dos quais 135 têm mais de 80 anos e 117 são considerados eleitores. Com nomeações recentes feitas por Francisco, o número de votantes esperados chegou a 133, superando o tradicional limite de 120 cardeais eleitores.
Na prática, desde 1389, todos os papas eleitos têm sido cardeais. O último a ser escolhido fora do Colégio Cardinalício foi Urbano VI, em 1378. Embora a regra permita a escolha de um homem fora do colégio, essa possibilidade é considerada remota no cenário atual.
Há ainda impedimentos canônicos que excluem certos nomes da eleição, como casos de excomunhão, heresia pública, deposição canônica ou renúncia formal. Tais cardeais não podem ser eleitos nem readmitidos durante o período de vacância da Sé Apostólica.
Comments