top of page

Entre o medo e a morte: Agosto Lilás um mês de conscientização e enfrentamento da violência contra as mulheres

Por: Micheline Valério*


Micheline Valério - ex-Secretária da Mulher de Arcoverde.
Micheline Valério - ex-Secretária da Mulher de Arcoverde.

Para enfrentar a violência contra as mulheres é necessário uma sociedade que esteja atenta e que haja uma rede de apoio e assistência integrada.


Também se faz urgente a implementação de políticas públicas específicas, criação de mecanismos, ferramentas e equipamentos - que atuem com eficiência, efetividade e eficácia - que promovam a garantia da vida das mulheres.


A luta pelo fim da violência contra as mulheres é diária. É preciso não esquecer disso, para que as flores que foram entregues em março não enfeitem coroas de flores em funerais das mulheres mortas pelos seus agressores nos longos 364 dias do ano.


Agosto Lilás é uma campanha importante para lembrar que a violência contra as mulheres é um problema social que exige ação e mudança.


Isso vai além de hastags de lacre em redes sociais e banners na cor lilás e no dia a dia as vítimas continuem esquecidas, negligenciadas, silenciadas e mortas não apenas pelo agressor, mas por uma sociedade omissa, que chora a morte momentaneamente e segue enterrando sonhos e esperanças de mulheres.


É fundamental que a sociedade se mobilize para prevenir e combater a violência de gênero - promovendo a igualdade e o respeito aos direitos das mulheres - porque juntos podemos criar um mundo mais justo e seguro para todas.


*Micheline Valério é tecnóloga em Segurança Pública com ênfase em Proteção de Mulheres. Ela também é ex-Secretária da Mulher de Arcoverde.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page