top of page

Garanhuns realiza transplantes de córnea em pacientes do interior de Pernambuco


Imagem: Reprodução internet
Imagem: Reprodução internet

O acesso a serviços de saúde de alta complexidade nem sempre é fácil para quem vive longe dos grandes centros urbanos. Em Pernambuco, a atual gestão estadual investe na interiorização da saúde, levando atendimento especializado de forma descentralizada. O estado é destaque nacional e pioneiro ao descentralizar procedimentos oftalmológicos de alta complexidade.


Um dos exemplos é o Ambulatório Oftalmo PE, em Garanhuns, no Agreste. A unidade amplia o acesso a consultas, exames e até transplantes de córnea na região. A chefe da equipe de transplante, Raíssa Bergamo, afirma que o principal desafio era o deslocamento até a capital. “É um grande passo para a reabilitação visual. Muitos pacientes tinham dificuldades para viajar a Recife. São cirurgias que exigem acompanhamento de perto no pós-operatório. Isso facilita muito a reabilitação e o cuidado.”


O Oftalmo PE recebeu a primeira portaria de credenciamento do Ministério da Saúde em janeiro de 2022. Desde então, foram realizados 12 transplantes em pacientes dos municípios de Pesqueira, Capoeiras e Garanhuns.


Da redação Itapuama FM, com informações da Rádio SEI de Notícias.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page