8 de maio de 2025: um dia histórico para a Igreja Católica com a eleição do Papa Leão XIV
- Michael Andrade

- 8 de mai.
- 2 min de leitura
Por Michael Andrade, redação Itapuama FM

O dia 8 de maio de 2025 ficará registrado como uma data histórica para a Igreja Católica. Por volta de 13h07 no horário de Brasília (18h07 em Roma), a tão esperada fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando ao mundo que os cardeais reunidos em conclave haviam chegado a um consenso. O 267º sucessor de Pedro havia sido escolhido: o cardeal Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV.
Primeiro Papa pertencente à Ordem de Santo Agostinho, Leão XIV também se torna o segundo Pontífice oriundo do continente americano, sucedendo o argentino Francisco. No entanto, ao contrário de seu antecessor, o novo Papa é natural do hemisfério norte: nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955. Filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola, Robert Prevost cresceu em uma família católica ao lado dos irmãos Louis Martín e John Joseph.
A formação religiosa começou cedo, no Seminário Menor dos Padres Agostinianos, e se consolidou na Villanova University, na Pensilvânia, onde obteve a graduação em Matemática e estudou Filosofia. A escolha de seu nome papal foi interpretada como uma referência direta ao Papa Leão XIII, autor da encíclica Rerum Novarum (1891), que lançou as bases da doutrina social moderna da Igreja. O gesto sinaliza uma preocupação com os temas sociais e o diálogo com o mundo contemporâneo.
Pouco depois da eleição, Leão XIV apareceu pela primeira vez na sacada central da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis presentes na Praça e dirigir sua primeira bênção Urbi et Orbi. Em seu discurso inicial, pediu paz ao mundo e fez uma homenagem ao Papa Francisco, reconhecendo o legado deixado por seu antecessor.
Antes de sua primeira aparição pública, o novo Pontífice passou por um momento de oração na Capela Paulina e recebeu os cumprimentos dos cardeais. Também saudou os colaboradores da Casa Santa Marta, residência oficial onde ficará hospedado.
Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o Papa presidirá, nesta quinta-feira (9), às 11h (6h da manhã no Brasil), a Santa Missa com os cardeais na Capela Sistina. No domingo (11), às 12h (7h da manhã no Brasil), conduzirá a oração do Regina Coeli da sacada da Basílica de São Pedro. Já na segunda-feira (12), às 10h (5h da manhã no Brasil), encontrará os jornalistas credenciados para uma saudação oficial na Sala Paulo VI.
Com sua eleição, Leão XIV inicia um novo capítulo na história do papado, marcado por simbolismos, raízes americanas e um olhar voltado para os desafios sociais do tempo presente.
2_edited.png)



Comentários