Adagro promove treinamento sobre o Programa Nacional de Sanidade Avícola em Arcoverde
- Zalxijoane Ferreira

- 22 de set.
- 4 min de leitura

Para garantir a prevenção e o rápido atendimento, controle e erradicação da influenza aviária e outras emergências zoossanitárias em caso de ocorrência em Pernambuco, a Adagro capacita a sua equipe de fiscais estaduais e gestores sobre o Plano Nacional de Sanidade Avícola - PNSA.
O treinamento ocorrerá de 22 a 26 de setembro, na cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e contará com presença de mais de 40 profissionais de todas as regionais da Agência.

A abertura será de Moshe Dayan Fernandes, diretor-presidente e de Samy Bianchini, superintendente de defesa e inspeção animal da Adagro, com a participação de Marta Souto, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de Pernambuco – SISA - SFA/PE, de Welciton Alves, auditor fiscal federal da SFA/Tocantins, além de Wanessa Noadya, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola – PESA.
A programação contará com palestras sobre os Planos Nacional e Estadual de Sanidade Avícola, biosseguridade nos estabelecimentos avícolas, além de ações e procedimentos a serem adotadas pelas equipes da Adagro que estarão na linha de frente, em caso de ocorrência da influenza aviária (IA).

Haverá orientação teórica para realização de exame clínico nas aves com suspeita de IA e outras doenças emergenciais, procedimentos para atendimento a casos suspeitos de doenças previstas no PNSA, técnicas de colheita de material para diagnóstico, além de noções de biosseguridade em estabelecimentos avícolas comerciais.
Também estão previstas apresentações sobre a legislação federal e estadual; Portaria da Adagro nº 026/2025, que regulariza os empreendimentos avícolas de pequena escala no estado; exigências para o trânsito da cama de aviário; educação sanitária no campo; além da apresentação do Plano Operacional Estadual de Emergências Zoossanitárias.
Ações práticas - O conteúdo prático do treinamento terá a orientação do médico veterinário e auditor do MAPA, Welciton Alves (SFA-TO), especialista em epidemiologia e defesa sanitária animal. Durante a ação prática serão abordadas técnicas para realização de necrópsia e coleta de materiais. Já a gerente de defesa animal da Adagro, Isabelle Valente, coordenará um procedimento prático de biossegurança no atendimento de doenças animais e conduzirá uma oficina de biosseguridade.
Para Moshe Dayan Fernandes, diretor-presidente da Adagro, o evento é de grande importância para que se tenha equipes prontas para atuar em caso de emergência zoossanitária em todo o estado.
“Participei recentemente do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), realizado no Rio Grande do Sul, onde tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho da equipe da defesa agropecuária do RS, que apresentou os procedimentos adotados para o pronto atendimento, controle e erradicação do foco da influenza aviária registrado em granja comercial, em 16/05, no município de Montenegro. Agora estamos voltando os nossos esforços para capacitar a nossa equipe técnica, para que possamos proteger a sanidade animal e o plantel avícola do estado”, assegurou o diretor-presidente da Agência.
Na Itapuama - Em entrevista ao Jornal Itapuama, na manhã desta segunda-feira (22), o presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes contou que Pernambuco é o 3º maior produtor de aves e ovos do Brasil, através do município de São Bento do Una e que o Brasil é o maior exportador de frango do mundo.
Sobre o treinamento que será realizado em Arcoverde, Moshe explicou que será uma capacitação interna para os profissionais de todas as regionais da Agência, mas que virão convidados da Bahia, Paraíba, de Alagoas e do Tocantins.
"Nós vamos tratar basicamente da identificação, do atendimento, controle e da erradicação da gripe aviária, deixando as equipes da Adagro atualizadas e preparadas para identificar possíveis focos da doença. O Brasil é hoje país livre da gripe aviária graças às equipes devidamente treinadas e preparadas para fazer o reconhecimento desses", destacou Moshe.
Questionado sobre como os pequenos produtores podem identificar os casos nas suas criações, o diretor-presidente explicou que é importante que se observe o aumento na quantidade de mortes das aves e fazer a comunicação à Adagro.
"Os produtores com mais de 300 aves são registrados na Adagro, para o rastreamento. Já para os pequenos produtores, é importante que eles observem a quantidade de mortes. Se houver aumento fora do normal, o importante é comunicar à Adagro, através do 0800-081-1020 ou nos escritórios regionais", alertou.

Em Arcoverde o escritório da Adagro funciona no antigo Arcocenter - mesmo prédio onde funciona a Secretaria de Serviços Públicos do município - com a entrada pela BR 424, no início da estrada que dá acesso ao município da Pedra.
O presidente da Adagro, Moshe Dayan, informou - ainda durante entrevista no Jornal Itapuama - que a Agência já está em busca de um novo espaço para o seu escritório em Arcoverde, num local mais central, para facilitar o acesso dos produtores e dos pequenos produtores de Arcoverde e de municípios da região.
Serviço:
Treinamento sobre o Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA
Período: 22 a 26 de setembro - Abertura: 22/09 – 13h
Local: VI Gerência Regional de Saúde (GERES) – Ruas das Acácias – São Cristóvão - Arcoverde
Realização: Adagro
Apoio: Ministério da Agricultura e Pecuária
Da redação/Itapuama FM. Informações: Assessoria de Comunicação/Adagro.
2_edited.png)

Comentários